Notícias
SIMPÓSIO
Profissionais do Hucam discutem sobre hemoterapia segura e uso racional do sangue
VITÓRIA (ES) - Profissionais da área de saúde, acadêmicos e professores se reuniram no auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no último dia 16, para o simpósio Segurança Transfusional, uma jornada de palestras, debates e apresentações que teve como tema “Hemoterapia segura – uso racional do sangue”. A atividade foi organizada pelo Comitê Transfusional do hospital.
A chefe da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do Hucam, Maria Adelaide Costalonga Monjardim, ressaltou o trabalho integrado dos profissionais nesta área. “Falar deste tema é falar do trabalho de toda uma equipe, pois cada etapa depende da atuação responsável e integrada de diferentes profissionais. Quando atuamos de forma integrada, protegemos vidas”, ressaltou.
A médica Sibia Soraya Marcondes, responsável técnica da Agência Transfusional do Hucam, disse que o simpósio realizado no CAM foi pensado há cerca de dois anos e tem o objetivo de trocar experiências para a discussão permanente sobre o tema e os mecanismos de segurança do paciente. “Agradeço a presença de todos e a parceria da direção do hospital e dos colegas para que a gente possa realizar este evento. Contamos com muita ajuda para chegar aqui”, afirmou a profissional.
A presidente do Comitê Transfusional, Roberta Faitanin Passamani, parabenizou a equipe pela organização do evento e falou da experiência de estar à frente do comitê. “É uma grande responsabilidade e sinto orgulho de estar neste papel, considerando a relevância do ato transfusional”, disse a enfermeira que atua na terapia intensiva.
O gerente de Atenção à Saúde do Hucam-Ufes/Ebserh, Rodrigo Moll, ressaltou a importância, cada vez maior, de temas como qualidade e segurança para a área assistencial. “Hoje, há uma preocupação muito grande em todas as etapas. A área de saúde é altamente monitorada, o que é bom, pois nos impõe uma obrigação de buscar a qualidade. Somos um serviço que exige muito controle e isso que vocês fazem é fundamental”, afirmou o gestor, que representou a superintendência na abertura do evento.
O médico Jackson Reis, que representou a direção do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), falou da valorização desta área de atuação na assistência à saúde e convocou os presentes a compartilharem a cultura da segurança. “Todos nós que estamos aqui devemos compartilhar estes conhecimentos que estão sendo divulgados neste evento inédito. Que todos repliquem o que está sendo divulgado aqui”, afirmou.
Em seguida, a enfermeira Rosana Carvalho Silva falou sobre a Agência Transfusional, apresentou um histórico desta atividade no hospital, os fluxos de trabalho e detalhou as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Hucam, entre outros dados, e a enfermeira Roberta Passamani falou sobre o protocolo de transfusão. A programação da parte da manhã incluiu, ainda, palestras sobre gestão multidisciplinar na segurança transfusional, com discussão de casos de reações transfusionais, com um debate aberto aos participantes.
No segundo bloco do simpósio, os temas foram “Uso racional do sangue – Patient Blood Management” e “Transfusão de emergência”, seguidos de debate com os participantes.
Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social