Notícias
ENSINO
Laboratório de Simulação do Hucam-Ufes recebe visitantes em dias de portas abertas
VITÓRIA (ES) – A equipe do Laboratório de Habilidades e Simulação (Labsim) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu as portas nesta semana para receber grupos e visitantes individuais interessados em conhecer as atividades desenvolvidas no espaço. O Labsim é vinculado ao Setor de Gestão do Ensino, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital.
O Portas Abertas Labsim foi realizado na quinta e sexta-feira (30 e 31 deste mês) e logo no início das atividades recebeu estudantes de um curso técnico interessados em conhecer os espaços, recursos, metodologias e tecnologias usados no laboratório. Até quinta, estavam inscritos oito grupos compostos por 12 pessoas cada, sendo que a visita guiada dura cerca deo 20 minutos, dependendo do grupo.
A chefe do Setor de Gestão do Ensino, Tania Mara Cappi Mattos, explicou que o Portas Abertas foi direcionado a todos os interessados, com foco em estudantes e profissionais da área de saúde, como o público interno do hospital e da universidade ou outras escolas de nível superior, turmas de nível médio, cursos profissionalizantes e até visitas individuais.
Os visitantes foram recebidos pela equipe do LabSim, que mostrou as atividades desenvolvidas no local. “Temos manequins e equipamentos que permitem avaliar a competência do profissional ao executar determinados procedimentos, como um caso de parada cardiorrespiratória “explicou a gestora, que também recebeu equipes de TV interessadas em divulgar as atividades
A simulação clínica é um recurso pedagógico que permite atuar em cenários controlados, treinando habilidades de forma segura e orientada, sendo essencial para a capacitação de profissionais de saúde e a segurança do paciente.
“Essa oportunidade de conhecer o Labsim, mais do que uma visita, é uma experiência que aproxima teoria e prática, fortalecendo a formação de profissionais preparados para os desafios reais do cuidado integral na área da saúde. A iniciativa reafirma o compromisso do Hucam-Ufes com inovação no ensino, excelência na saúde e integração ensino-serviço”, resumiu Tania Cappi.
A enfermeira Viviany Abreu de Souza Zerbinato, coordenadora do Labsim, disse que o evento está superando a expectativa da equipe. “Estamos muito felizes com a adesão dos alunos, dos profissionais do Hucam, dos alunos de escolas técnicas que também têm nos visitado e têm demonstrado um grande interesse em conhecer a nossa estrutura; é gratificante ver o encantamento de todos eles com a nossa estrutura, com simuladores de alta fidelidade e em conhecer essas metodologias de ensino”, afirmou.
Ela disse que o laboratório foi pensado como um ambiente seguro e acolhedor, onde o aprendizado acontece de forma prática e integrado ao cuidado do paciente. “Aproveito a oportunidade para convidar toda a comunidade acadêmica e assistencial a vir até o hospital visitar o Labsim, participar dos nossos cenários simulados, conhecer de perto a simulação clínica e verificar como isso pode contribuir com a formação profissional de maneira mais segura, humana e em um ambiente preparado”, acrescentou.
A gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam-Ufes/Ebserh, Gláucia Abreu, destacou a importância da existência de um laboratório de simulação na estrutura de um hospital de ensino. “O fortalecimento do Labsim mostra o compromisso do Hucam e da Ebserh com um ensino de qualidade, possibilitando a formação e capacitação de profissionais da área de saúde em um ambiente seguro, beneficiando diretamente a sociedade”, afirmou a gestora.
Professora destaca importância de ação
Uma das primeiras equipes a chegar ao local foi conduzido pela professora Adriana de Moura, da escola técnica de enfermagem Grau Técnico, de Vila Velha. Ela levou dois grupos de 12 estudantes cada para conhecer as atividades. “Para nós, é muito gratificante participar desta ação. O aluno quando entra em um curso técnico, já pensa em como será atuar na prática e esta experiência possibilita que eles vivenciem esta prática de uma forma segura e altamente profissional”, disse.
Segundo ela, as alunas da primeira turma estavam interessadas principalmente na aula voltada para simulação de atendimento em caso de parada cardiorrespiratória (PCR), mas tiveram oportunidade de conhecer também outros casos trabalhados no Labsim. “Isso agrega muito para a formação do profissional, é muito enriquecedor”, resumiu a professora, que soube do projeto de visitação por meio de uma rede social.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social