Notícias
AGOSTO DOURADO
Hucam-Ufes recebe doação de 905 frascos para armazenamento e processamento de leite humano
VITÓRIA (ES) - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), recebeu, nesta sexta-feira, 15, 905 frascos para pasteurização e armazenagem de leite humano. O material foi doado pela Loja Maçônica Luzes da Serra nº 63, cujos membros foram recebidos por gestores e pela equipe do BHL. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A entrega do material e a assinatura do ato oficial de doação integram as ações em comemoração ao Agosto Dourado, que é uma iniciativa nacional para incentivo, promoção, apoio e proteção do aleitamento materno. Todos os anos, o Hucam participa com várias atividades da campanha, que é realizada durante todo o mês de agosto e que neste ano teve como tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”.
O superintendente do hospital, Lauro Vasconcellos Filho, recebeu os representantes da maçonaria e agradeceu pela iniciativa, que, para ele, representa a importância de estabelecer parcerias com instituições que têm como foco a contribuição para a sociedade. “Podem ter certeza de que esta doação vai contribuir para muitas pessoas e para o trabalho desta equipe do banco de leite do Hucam. Todos aqueles que querem ajudar são bem-vindos”, disse o gestor.
Serviço de referência
O chefe da Divisão Médica do Hucam, Rodrigo Stenio Moll de Souza, apresentou a equipe para os representantes da Loja Maçônica e explicou a importância da doação, considerando o papel do banco de leite do Hucam no Estado. “Nós somos referência nesta atividade e temos a meta de nos tornar referência dentro da rede Ebserh, que administra 45 hospitais universitários”, disse Rodrigo Moll, que detalhou, também, o projeto para as obras do novo banco de leite no Hucam. Segundo ele, os 905 frascos doados nesta sexta abastecem o hospital por um período de dois a três anos.
O presidente da Loja Maçônica Luzes da Serra, Vladimir Salles Soares, que tem o título de venerável mestre, falou que esta doação faz parte dos propósitos da instituição, que procura contribuir com projetos importantes para a sociedade. “Nossa presença aqui está dentro desta meta e contamos com nossos membros que se esforçaram para conseguir os donativos e fazer parte deste trabalho tão importante para a sociedade”, afirmou Soares, que estava acompanhado de Willians José Quilles e Holdar Figueira Bastos, também membros da Loja Maçônica.
A coordenadora do BLH do Hucam, a enfermeira Mônica Barros de Pontes, afirmou que os frascos, de 300 mililitros cada, são tecnicamente adequados para as atividades do banco de leite e falou da importância desse trabalho para a sociedade e para as respectivas famílias. “O nosso banco de leite faz parte de uma rede de 253 bancos de leite no Brasil e somos referência no atendimento a mães, na captação de doadoras e no processamento do leite humano”.
Mônica Pontes falou, ainda, do impacto do banco de leite na assistência e no ensino e ressaltou a necessidade do envolvimento de instituições no trabalho destinado a incentivar e promover a amamentação. “O Banco do Leite do Hucam é um espaço construído pelos profissionais de Enfermagem, Médicos e equipe multiprofissional, destinado a atender um binômio frágil, que é a mãe e o bebê e que precisam desta rede de apoio da sociedade”, ressaltou a especialista.
Promoção da amamentação desde o pré-natal
O BLH do Hucam atua na promoção da amamentação deste o pré-natal, com orientação às gestantes, no apoio precoce à amamentação em sala de parto e no alojamento conjunto e no acompanhamento de puérperas internadas, com ações educativas e manejo clínico do aleitamento, dá suporte especializado à lactação das mães de bebês internados na UTI Neonatal, avalia a produção de leite e promove o aleitamento como parte da estratégia terapêutica do recém-nascido de risco.
Também realiza atendimento clínico individual para manejo de dificuldades na amamentação, dá apoio a mães trabalhadoras com espaço e orientação sobre ordenha, armazenamento e retorno ao trabalho, trabalha na captação, coleta domiciliar e processamento de leite humano doado e é espaço de projetos de extensão de cursos de graduação de Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina e residência multiprofissional. É ponto de apoio clínico, educacional e comunitário para o aleitamento, além de prestar assessoria à Secretaria de Estado da Saúde na área do aleitamento materno.
O banco de leite do Hucam funciona atualmente em um espaço na área interna do hospital e, no mês que vem será iniciada a obra para a construção de uma área exclusiva para o BLH da instituição. A primeira fase da obra, que deverá durar nove meses, terá investimentos, já licitados, na ordem de R$ 980 mil, além de R$ 1,1milhão, valores que estão em fase de captação, em equipamentos.
No mês de agosto é realizada a campanha em defesa da promoção, apoio e proteção do aleitamento materno, o Agosto Dourado, uma iniciativa que mobiliza profissionais de saúde de todo o mundo. A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro” e, no Brasil, a campanha é instituída pela Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017.
Leia mais: Criação de redes de apoio e sustentabilidade são foco de campanha de aleitamento materno — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social