Notícias
Vigilância em Saúde
Hucam-Ufes realiza jornada sobre prevenção de infecção e boas práticas em CME
VITÓRIA (ES) - O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), realizou, na segunda-feira, 4, a I Jornada de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Boas Práticas de CME (Centro de Material e Esterilização). O evento, promovido pela Unidade de Vigilância em Saúde do hospital, aconteceu no auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM) e reuniu plateia cheia de profissionais e estudantes em saúde. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A jornada teve início com uma programação científica que abordou temas fundamentais para a segurança do paciente e a qualidade assistencial. Entre os assuntos discutidos estiveram a importância das interfaces do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, a prevenção de infecção do sítio cirúrgico em cirurgia cardíaca, o papel do infectologista, a atuação do enfermeiro na administração de antimicrobianos, além de temas relacionados ao processamento de produtos para saúde e à gestão de instrumentais em Centro de Material e Esterilização (CME).
Na mesa de abertura, o infectologista Paulo Peçanha, que já foi superintendente e, mais recentemente, gerente de Atenção à Saúde do Hospital, elogiou a organização do evento. Na sequência, apresentou um gráfico que demonstrou como a atuação da Comissão de Controle de Infecções relacionadas à Assistência em Saúde do Hospital fez reduzir significativamente o índice de infecções em cirurgias cardíacas na instituição nos últimos anos.
A chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do Hucam, Terezinha Lucia Faustino Lopes, homenageou os controladores de infecção, destacando a importância do trabalho realizado por esses profissionais: "Hoje é um dia especial. Um dia para reconhecer, agradecer e celebrar aqueles que muitas vezes, de forma silenciosa, são os verdadeiros guardiões da segurança, do cuidado, são os controladores de infecção. Esses profissionais unem ciência, sensibilidade, compromisso e uma missão nobre: proteger vidas. São eles que estão por trás de cada indicador de melhoria, de cada prática segura que se consolida, de cada paciente que se recupera em um ambiente hospitalar".
A chefe do Setor de Gestão da Qualidade do hospital, Rosemeire Andreatta, ressaltou a importância de cada profissional no processo de prevenção e controle de infecções. "É importante que a gente reconheça e compartilhe com os nossos pares, com os integrantes das nossas equipes, da nobreza de uma higienização adequada das mãos, da limpeza adequada de um instrumental, do preparo de uma bandeja. Todo mundo tem uma importância singular nesse processo, que é da prevenção e do controle de infecções", destacou.
O gerente de Atenção à Saúde do Hucam, Rodrigo Moll, enfatizou a evolução na percepção sobre o trabalho das equipes de controle de infecção hospitalar e reforçou o compromisso da gestão com essas ações. "Eles estão aqui para dar segurança para os nossos pacientes, estão aqui para poder a gente fazer uma medicina de melhor qualidade", afirmou o gestor.
Rodrigo Moll também reforçou o apoio da gestão às equipes de controle de infecção. "Por isso é importante uma atuação muito próxima e muito diária do setor de controle de infecção hospitalar, para identificarmos qualquer distúrbio o quanto antes e tratarmos também o quanto antes. E quanto mais próxima a equipe estiver da gestão, melhor para os resultados. Vocês têm total apoio da gestão e continuem tendo esse sucesso que estão tendo", concluiu.
Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.