Notícias
criação
Hucam-Ufes anuncia nome vencedor para batizar o Núcleo de Inovação Tecnológica
Identidade visual da campanha que lançou o concurso de nomes para o NIT do Hucam
VITÓRIA (ES) – O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) tornou público o resultado final do concurso para nomear seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A iniciativa envolveu a participação da comunidade acadêmica na escolha de um nome que representa a identidade e o compromisso inovador da instituição, que está em fase estratégica de estruturação do núcleo para transformar pesquisas acadêmicas em soluções concretas para saúde e ensino.
O nome vencedor foi InovaHUCAM, proposto pelo estudante Gabriel de Rezende Teixeira Bedim. A seleção considerou critérios de alinhamento institucional, criatividade, originalidade, além da facilidade de memorização e pronúncia entre 62 propostas inscritas. Como InovaHUCAM foi sugerido por mais de um participante, o desempate ocorreu pelo teor da justificativa apresentada e pela ordem de submissão, conforme o regulamento do concurso.
O Núcleo de Inovação Tecnológica do Hucam-Ufes, vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e à Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS), assume papel estratégico na gestão da política institucional de inovação. Cabe ao NIT garantir a manutenção da política de estímulo à proteção de criações, ao licenciamento, à inovação e a outras formas de transferência de tecnologia, promovendo inovação alinhada às diretrizes institucionais e à Lei de Inovação.
O NIT atua em conjunto com a UGITS no acompanhamento e processamento de pedidos de propriedade intelectual, além de assessorar na negociação de acordos oriundos da pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Hucam-Ufes/Ebserh, incentivando a implementação da inovação na prática clínica e educativa.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.