Notícias
GOALBALL
Fisioterapeuta do Hucam é destaque no esporte paralímpico
Nos quadros do Hospital Unviersitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), uma fisioterapeuta esconde, por trás de seu jaleco branco, uma carreira esportiva cheia de conquistas, inclusive com participação nos Jogos de Atenas, em 2004, e em mundiais da categoria. Valkilene Dalarme, primeira mulher capixaba a participar de uma edição dos Jogos Paralímpicos, além de trabalhar diariamente no Hucam, é atleta de goalball, um esporte coletivo praticado em ginásio por atletas com deficiência visual, em que o Brasil é uma potência mundial.
Mês passado, Valkilene, deficiente visual total desde os 6 anos por causa de um glaucoma, participou do Campeonato Regional Sudeste de Goalball pela equipe do Instituto Louis Braille do Espírito Santo, em Vila Velha. Seu time ficou na quarta colocação e a atleta, que joga como pivô e é rápida nos contra-ataques, marcou 16 gols no torneio.
Há três anos no Hucam, depois de ser aprovada em concurso para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Valkilene explica por que escolheu a fisioterapia:
"Decidi cursar Fisioterapia porque, na Seleção Brasileira havia um profissional dessa área, o que me motivou. Tinha a intenção de trabalhar na área esportiva".
Valkilene pratica o goalball desde os 15 anos. Hoje, com 35, conta sobre a experiência em trabalhar no Hucam.
"Trabalhar, para mim, é uma satisfação porque posso desempenhar minha função. Trablho com meu próprio esforço e ajuda dos meus colegas. Uso, para fazer as evoluções de meus atendimentos um programa de voz no computador, adaptado pela TI do hospital, para que eu consiga acessar o AGHU", disse a fisioterapeuta, em referência ao Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU).