Notícias
AVANÇOS
UFF e Prefeitura de Niterói realizam inaugurações no Huap e avançam em parcerias estratégicas
A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) consolidaram, na última sexta-feira (24), ações estratégicas para o avanço da inovação, da saúde pública e da pesquisa científica no município. Foram inauguradas no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) uma nova Enfermaria Clínica Feminina, a Sala de Estar Multiprofissional e também o Espaço Telessaúde. Na ocasião, também foi formalizado um novo convênio de cooperação técnica para a gestão do navio-escola Ciências do Mar III (CMIII), que proporciona experiência prática de ensino e pesquisa embarcada para alunos, professores e pesquisadores das universidades do sudeste do país. Estiveram presentes no evento o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, além de gestores da universidade e do município.
“Esse é mais um resultado concreto da nossa parceria com a PMN, que reafirma um trabalho conjunto pautado pela ciência, pesquisa, inovação e compromisso social. A entrega desses três espaços fortalece o papel do Huap-UFF como ambiente integrado entre diversas áreas e unidades acadêmicas, voltado à promoção de uma saúde pública mais eficiente e à formação qualificada dos nossos estudantes. Essas ações também refletem o compromisso da gestão com a melhora da qualidade de vida dos servidores e empregados do hospital, que agora possuem um espaço de descompressão, essencial para as atividades realizadas na unidade”, celebra o reitor da UFF.
Segundo o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, é "um momento de muita felicidade, porque são entregas que qualificam o nosso hospital universitário. As novas instalações do núcleo de telessaúde e a renovação da nossa parceria com o ministério estendem a nossa possibilidade de ampliar, de fortalecer, de qualificar, em particular com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, por ser a cidade-sede, a cidade onde nós estamos instalados, mas também para todos os municípios da Região Metropolitana II. Uma contribuição incomensurável da Universidade Federal Fluminense, da Ebserh e do Huap para o SUS."
“O projeto do Navio-Escola, somado ao convênio da telessaúde, coloca Niterói em um novo patamar. É a ciência a serviço da população. A saúde digital é o futuro, e Niterói está saindo na frente. Até o ano que vem, mais de 18 regiões atendidas pelo Médico de Família já terão o suporte da telemedicina, garantindo continuidade do cuidado com apoio da UFF e acompanhamento direto nas unidades básicas. Com essa cooperação, vamos avançar ainda mais na nossa capacidade de produzir conhecimento nos diversos departamentos e institutos de pesquisa da nossa Universidade Federal”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
O Espaço de Convivência Multiprofissional é destinado ao conforto dos trabalhadores do Huap durante o período de trabalho. “É um ambiente acolhedor, com livros e a possibilidade de relaxamento para o profissional fugir dos momentos de estresse por alguns instantes”, afirma a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Aurea Grippa. Quanto à Enfermaria Clínica Feminina, Grippa afirma que o novo espaço abrigará um total de 16 leitos. “Para nós, é muito importante ampliar os leitos femininos, porque a mulher se cuida mais que o homem. Então, em média, 68% a 69% da nossa população para internação e prática de cuidado é feminina”.
“Estamos ampliando o Huap, em espaço e eficiência, temos agora o maior número de leitos abertos dos últimos 20 anos. Estamos também construindo uma proposta arrojada: queremos ser um dos maiores complexos universitários de saúde do Brasil de atenção primária, em parceria com a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem e em articulação com o Hospital Municipal Carlos Tortelly, para ampliar a experiência em emergência na formação dos nossos alunos e com o Inca”.
Já o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a UFF e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no âmbito do projeto de Telessaúde do Huap-UFF, que passa agora a funcionar como um serviço consolidado, teve início em 2022 e já foram realizados mais de 5 mil atendimentos nessa fase inicial de implantação. Seus objetivos são desenvolver e implementar ações em Saúde Digital para ampliar o uso de tecnologias da informação e comunicação nos serviços públicos de saúde, modernizando o atendimento à população e promovendo práticas inovadoras de gestão, monitoramento e cuidado.
“O serviço de telemedicina se insere em um novo cenário da saúde no mundo e, especialmente, no Brasil. Antes da pandemia, existia até um preconceito com a telemedicina, hoje em dia ela cumpre um papel importante de ampliar o acesso à população e evitar deslocamentos, que, em muitos casos, podem até ser muito penosos. O Huap está fazendo parte dessa transformação da relação da população com a medicina, assumindo o desafio de fazer uma telessaúde que funcione no cotidiano, acelere os atendimentos de baixa complexidade e aumente a eficiência dos fluxos assistenciais e dos recursos”.
*Com informações da Superintendência de Comunicação Social da UFF