Notícias
ASSISTÊNCIA
Seminário de linhas do cuidado é realizado no Huap-UFF, com foco no atendimento integral e humanizado
No último dia 22 de outubro, foi realizado o I Seminário das Linhas do Cuidado do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), com objetivo de divulgar aos colaboradores da instituição sobre as principais linhas de cuidado do Huap e seu papel na rede pública de saúde. A iniciativa visa fortalecer o atendimento em rede no âmbito Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), à qual o hospital é vinculado, garantindo a integralidade na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Ministério da Saúde, uma linha de cuidado é um conjunto de práticas e fluxos que organizam o atendimento do paciente do SUS, desde a promoção da saúde até o tratamento e a reabilitação de condições específicas. O objetivo é garantir um percurso assistencial ideal e integrado, melhorando a comunicação entre os serviços e focando nas necessidades do usuário.
A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado (DGC) do Huap-UFF, Andréa Jorge, explica que é um objetivo da Ebserh que os hospitais da Rede desenvolvam suas linhas de cuidado, que são estratégias de organização da atenção que viabilizam a integralidade da assistência, prevenção, tratamento e reabilitação que iniciam quando o usuário entra em contato com o profissional de saúde. A estratégia possibilita o mapeamento dos itinerários terapêuticos e a integração entre assistência, ensino e gestão.
“Todo este movimento leva a um cuidado de forma integrada. O momento em que os pacientes acessam a rede básica de saúde, entram no hospital e seguem toda a linha de acompanhamento e tratamento desenhados especificamente para aquela patologia, até a alta e posterior retorno para a rede básica de saúde, significa um gerenciamento da integralidade do atendimento entre todos os serviços levando a um cuidado de qualidade”, detalhou.
Ela comenta, ainda, que o desenho das linhas de cuidado do hospital faz parte do Plano Diretor Estratégico (PDE) da instituição e segue as diretrizes da Ebserh, que visam padronizar a construção das Linhas do Cuidado em todos os hospitais da Rede, viabilizando o tratamento e reabilitação integral do paciente. “Dentro da linha de cuidado está inserido o Plano Terapêutico, que é baseado em evidências científicas e desenhado pelos especialistas. Importante salientar que as linhas do cuidado são multidisciplinares, pois vários setores estão envolvidos nesse processo, como os exames, outras especialidades clínicas e acompanhamentos multiprofissionais como psicologia, fisioterapia, nutrição, entre outras”, comentou.
O evento contou com a participação da Secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows; do vice-presidente de Atenção Hospitalar e Emergências da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Marcelo Farias; do Secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Costa Velho; além do Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej, e da gerente de Atenção à Saúde e Superintendente interina do hospital, Aurea Grippa. Houve também a participação de palestrantes externos como Alan Castro Azevedo e Silva, vice-presidente da Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, e de Serafim Barbosa Santos Filho, médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.
Foram apresentadas as principais linhas de cuidado desenhadas no hospital universitário, tais como doenças hipertensivas na gestação; emergências em saúde mental; doenças hipertensivas graves na população geral; doença coronariana; mastologia, entre outras.
Para a Superintendente interina do Huap-UFF, Aurea Grippa, organizar as linhas de cuidado do hospital é entender qual o papel da instituição dentro do Sistema Único de Saúde. “O hospital compõe essa rede, que possui toda uma assistência hierarquizada, e para oferecer o atendimento integrado precisamos construir formas de cuidar onde o paciente entre e tenha a garantia de toda a sua rota de cuidado até que ele esteja bem e retorne para rede de atenção básica de saúde da qual esse paciente também depende”, destacou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh