Notícias
CUIDADO INTEGRAL
Semana de Humanização conta com atividades para pacientes e colaboradores do Huap-UFF
Em 29 de novembro é comemorado Dia Nacional da Humanização, e em alusão à data, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no período de 24 a 28 de novembro, a Semana de Humanização, com programação voltada aos pacientes e colaboradores do hospital.
Durante a semana, na recepção do Huap, houve a ação “Vozes do Huap: elogios e escutas sensíveis”, na qual os colaboradores tiveram a oportunidade de realizar elogios e críticas construtivas a outros colegas de trabalho. Ocorreram, ainda, atividades artísticas como o “Palidrama – ensinando o cuidado pela arte” e apresentação do projeto Boa noite, Bom dia Huap, que levou música e alegria aos pacientes dos ambulatórios e enfermarias do hospital.
Também aconteceram as sessões de autocuidado, como shiatsu, auriculoterapia e energia circular, destinadas aos colaboradores que se inscreveram. “Foi a primeira vez que tive oportunidade de participar, fiz o shiatsu e auriculoterapia, foi bem relaxante. Chamei uma amiga para fazer, pois nem sempre temos a oportunidade de vir”, contou Catarina Castro, secretária da Unidade de Saúde Mental do Huap-UFF, que participou da programação.
A Semana de Humanização é uma iniciativa da Comissão de Humanização do Huap-UFF e já acontece há alguns anos. “Esse ano, também tivemos uma proposta diferente, que foi nós irmos até o local de trabalho dos profissionais da assistência e promover um debate, que foi sobre cuidados paliativos, para esses trabalhadores, visando tirar dúvidas e contribuir para o atendimento humanizado ao paciente com essas necessidades”, afirma Thiago de Oliveira Machado.
Ele comentou, ainda, que o hospital recebe muitos pacientes com doenças graves e que precisam de cuidados paliativos, por isso incentivar o debate sobre o tema é muito importante. “Conseguimos pegar um número significativo da equipe multiprofissional, que trabalha diretamente cuidados paliativos, discutimos a centralidade do cuidado, entendendo que o paciente não é só a doença, ele tem uma série de outras questões, e por isso consideramos relevante levar o debate diretamente aos setores”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh