Notícias
EFICIÊNCIA
Novo método dá os primeiros resultados na gestão de leitos no Huap
Iniciado em outubro de 2018, o Kanban, uma ferramenta de gestão criada pela indústria automobilística que, na década de 90, foi adaptada à área da saúde, é hoje utilizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). O método japonês, originário da metodologia da qualidade total e recomendado pelo Ministério da Saúde, contribui para o melhor gerenciamento da gestão de leitos, que tem como foco o paciente do SUS no centro do processo e, ainda, o crescimento da eficiência clínica e a redução de desperdícios no ambiente hospitalar. “O maior objetivo da técnica é o monitoramento do tempo de permanência dos pacientes visando à otimização dos recursos disponíveis e a redução da superlotação na emergência”, explica a entusiasta da técnica Camila de Araújo Dornelas, Analista em Gestão Hospitalar, que atua no Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Universitário, em Niterói.
Na reunião de avaliação de resultados e indicadores do Kanban realizada, em 15 de abril, estiveram presentes o Superintendente do HU, professor Tarcisio Rivello, a Gerente de Atenção à Saúde, Sayonara Drummond, representantes da Clínica Médica, Gastroenterologia, Centro cirúrgico, Emergência, Enfermaria cirúrgica, Equipe multiprofissional e Radiologia. Durante o encontro, foram destacados pontos positivos do novo modelo de gestão, como: redução da média de permanência dos setores aderidos ao Kanban; aumento expressivo do número de internações ampliando a retaguarda para emergência; implantação do round multiprofissional onde é construído o projeto terapêutico do paciente e planejamento da alta desde a admissão na enfermaria e a cultura do trabalho em equipe, envolvendo todos os atores do processo - de diferentes níveis e tipos de formações - na melhora e segurança do paciente. Na ocasião, foram também identificados os nós críticos (causas de problemas) a serem perseguidos, além da discussão dos próximos passos e novas áreas que também deverão desenvolver a nova ferramenta.
Para o Superintendente do Huap, professor Tarcisio Rivello, existe uma mudança cultural na ambiência do Hospital Universitário, principalmente, no que tange ao preparo dos parentes para assistir o paciente. “No hospital universitário, a família tem que ser introduzida na produção do cuidado centrado no paciente de forma mais engajada e solidária até a sua alta clínica e em casa”. O superintendente ainda acrescenta “o Huap é outro hoje. Trabalhamos de forma compartilhada, em equipe, com foco na transversalidade das práticas e profissões de saúde que estão envolvidas com o paciente, e, não, individual. O Kanban traz a sistematização metodológica. Essa ferramenta vai dar celeridade e eficiência aos processos internos, a fim de otimizar o tratamento para que tão logo o paciente possa retornar à rotina”.
O próximo encontro dos gestores do Kanban será em julho. Na ocasião, serão analisados os novos resultados e a construção do plano de ação para os nós críticos identificados, assim como sustentar as melhorias já alcançadas e implementar a ferramenta de gestão na enfermaria cirúrgica.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap/UFF) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Unidade de Comunicação Social (UCS)