Notícias
VARIAÇÃO
Índice de Maturidade em Regulação em Saúde 2021 do HUAP tem aumento de 28,67% em relação ao ano anterior
O Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) atingiu 0,77 no Índice de Maturidade em Regulação em Saúde 2021. Este número representa um aumento de 28,67% em relação ao ano anterior, deixando o Antônio Pedro com uma das três melhores taxas de variação IM-RAS entre os hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além disso, a taxa coloca o HUAP na 17ª colocação geral e na lista de hospitais de categoria R4 (aqueles com maturidade acima de 0,75).
O Programa de Avaliação de Maturidade em Regulação em Saúde foi criado em 2019 pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde (DEPAS) da Ebserh, em parceria com os Setores de Regulação de alguns hospitais da Rede. O PRO-REG reúne um conjunto de ações que visam o aumento de maturidade na gestão dos processos de Regulação e Avaliação em Saúde dos hospitais. Para a Chefe do Setor de Contratualização e Regulação do HUAP, Camila Dornelas, o índice alcançado pelo hospital em 2021 mostra a evolução dos processos:
- Esse índice é um importante motivador de processos de mudança, qualidade e de melhorias. O setor de Regulação do HUAP foi instituído em junho de 2019, e, desde então, trabalhamos com foco na reorganização de diversos fluxos e em processos de trabalho. Atualmente, estamos começando a colher os frutos do nosso trabalho e dedicação, apesar dos desafios do cotidiano. E isso resulta na variação observada na última avaliação de maturidade.
O Programa consolida 97 requisitos relativos a boas práticas, reunidas a partir de diversos documentos técnicos produzidos pela Ebserh. O cerne desse programa é a avaliação de maturidade como instrumento de apoio à tomada de decisão, que, por sua vez, está relacionada à busca de alternativas para subsidiar o aperfeiçoamento dos processos de gestão, com vistas a promover a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais.
Histórico do HUAP no PRO-REG
O Ministério da Saúde instituiu, em 2008, a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde, com algumas atribuições importantes, principalmente no que tange à universalização e hierarquização do acesso do usuário SUS. Segundo a Portaria 1.559, a regulação é feita de modo a “garantir o acesso aos serviços de saúde de forma adequada; garantir os princípios da equidade e da integralidade; diagnosticar, adequar e orientar os fluxos da assistência, construir e viabilizar as grades de referência e contrareferência”, resguardando as linhas de cuidado.
De acordo com a Ebserh, para que se possa mensurar e avaliar a qualidade de maneira mais objetiva e precisa, com clareza do que se pretende alcançar, utilizam-se modelos de maturidade. Esses auxiliam na melhoria do desempenho organizacional, ajudando a identificar os pontos fracos e fortes, e contribuindo para o benchmarking. Nesse sentido, mensurar maturidade significa avaliar a adequação dos processos, procedimentos, meios e mecanismos para o cumprimento dessas boas práticas relacionadas à organização.
Como observado, o HUAP teve uma evolução no IM-RAS em 2021, com relação a 2020. Mas, o mesmo não havia ocorrido no ano anterior. Houve uma queda em 2020 comparado a 2019. Isso é explicado, principalmente, por conta do início da pandemia de Covid-19 naquele ano. O hospital saiu de 0,68 para 0,60, chegando a 0,77 no último ano.
- O nosso cotidiano é repleto de desafios e ainda temos muito trabalho pela frente para deixar a "casa arrumada". No entanto, destaco aqui alguns dispositivos que nos auxiliam no dia a dia: diálogo constante das equipes e treinamentos; definição de objetivos e metas; instituição de POPs; e instituição de indicadores -, finaliza Camila.
Unidade de Comunicação Social (UCS)