Notícias
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Huap-UFF realiza mutirão de cirurgias e exames para reduzir filas do SUS
No último dia 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra, equipes multiprofissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizaram uma força tarefa para reduzir filas de pacientes que aguardavam por atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito do movimento Ebserh em Ação, a instituição realizou 17 cirurgias e 226 exames de imagem.
Durante o mutirão, foram realizadas cirurgias de mão e cirurgias pediátricas, além de exames de imagem, tais como ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, mamografias, ultrassonografias, punções aspirativas por agulhas finas (PAAF) e exames de medicina nuclear. Médicos, residentes, internos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos em radiologia, equipes de limpeza, recepcionistas e pessoal da hotelaria foram algumas das categorias profissionais que estiveram envolvidas na ação.
“É uma oportunidade incrível de acompanhar os nossos professores, em uma rotina diferente do que a gente costuma ter no dia a dia, do hospital, foi um dia de aprendizado e de contato com o paciente”, relatou Samuel Stoliar, interno do hospital, que acompanhou o cirurgião Gilmar Stulzer durante os procedimentos na especialidade de pediatria. “A ação do mutirão tem como objetivos atender o paciente, pois temos uma fila que precisa ser reduzida, e nos sentimos prestigiados com a presença dos colegas, dos estudantes, é uma experiência muito positiva”, completou o cirurgião.
Ademário Costa, paciente do Huap-UFF, estava com o exame marcado para o próximo dia 26, e graças ao mutirão teve o atendimento antecipado para o dia 20. “É a primeira vez que estou sendo atendido aqui e estou feliz, pois tive meu exame adiantado”, afirmou.
A gerente de Atenção à Saúde do Huap-UFF, Aurea Grippa, reforça que essa ação, no âmbito do movimento Ebserh em Ação, teve como objetivo antecipar atendimentos especializados e reduzir filas, e é uma prévia do próximo dia E, que acontecerá em 13 de dezembro, contribuindo também para a atenção integral do paciente.
“O SUS possui demandas muito grandes, e, para melhor equacionar a demanda de exames e cirurgias complexas, ampliamos o atendimento para alguns sábados e feriados, e ficamos muito felizes com a participação dos alunos nesse esforço pela assistência e ensino”, afirmou Aurea Grippa.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh