Notícias
JANEIRO BRANCO
Huap-UFF promove ações para cuidar da saúde mental de pacientes e trabalhadores
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, durante o mês de janeiro, uma série de atividades focadas na promoção da saúde mental e no cuidado com o bem-estar emocional de pacientes, acompanhantes e trabalhadores. As ações foram abertas para colaboradores, pacientes e acompanhantes. A programação contou com rodas de conversa e um momento de acolhimento no stand de frases relativas ao assunto, visando promover o autocuidado e incentivar a reflexão sobre a saúde mental.
O estresse, a ansiedade e as dificuldades emocionais são fatores que podem impactar a qualidade de vida e a saúde de qualquer pessoa. Por isso, o Janeiro Branco é uma campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde emocional, convidando todos a refletirem sobre seus sentimentos, suas relações e a busca por um equilíbrio entre os desafios da vida cotidiana e o cuidado com a mente.
Durante o ano inteiro, o Huap-UFF reforça a mensagem de que cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade. Com isso, as ações da campanha Janeiro Branco buscam sensibilizar as pessoas sobre a importância de práticas diárias que promovam o equilíbrio psicológico e a prevenção de doenças emocionais. Segundo a psicóloga do Huap Camila Lopes, esses encontros com a Unidade de Saúde Mental permitem abrir espaços de conversas, ampliando a discussão sobre saúde mental que, às vezes, é um tabu:
“As ações foram pensadas de forma coletiva, dentro da USME, integrando psicologia, psiquiatria e serviço social, com o objetivo de realizar uma série de encontros ao longo do ano, para se discutir assuntos relacionados à saúde mental. Nosso objetivo é desmistificar a temática e ampliar essa discussão de forma integrada junto à rede, trazendo também nossos usuários e profissionais para falar junto, fazer essa troca, tirar dúvidas, dar orientações, ouvir e trocar experiências que envolvem saúde mental”
Janeiro Branco
Saúde mental é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de lidar com as tensões da vida, ser produtivo e contribuir para a sociedade. Cuidar da saúde mental vai além do tratamento de doenças emocionais. É essencial incorporar práticas diárias que favoreçam o equilíbrio e o bem-estar psicológico.
Com esse objetivo, a campanha Janeiro Branco foi criada em 2014. A mobilização visa aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e incentivar todos a refletirem sobre o cuidado com o bem-estar emocional. Durante o primeiro mês do ano, cada pessoa é convidada a refletir sobre suas emoções, a importância do autocuidado e a busca por uma vida mais equilibrada.
“O janeiro branco fala sobre prevenção e cuidado com a saúde mental, então é importantíssimo para a USME, tanto para profissionais de psiquiatria, como de psicologia e serviço social. Em maio, teremos o mês furta-cor, que fala sobre a saúde mental na maternidade. Além disso, tem o mês que se comemora a reforma psiquiátrica, a luta antimanicomial, o setembro amarelo etc. Temos uma série de temas já pensados para trabalhar nos novos encontros ao longo do ano”, finaliza Camila.
Dicas para manter a saúde mental em dia
- Praticar atividades físicas regularmente para reduzir o estresse e melhorar o humor;
- Estabelecer uma rotina equilibrada entre trabalho, lazer e descanso;
- Investir em momentos de introspecção, como meditação e relaxamento;
- Cultivar relações interpessoais saudáveis;
- Evitar a sobrecarga de informações e limitar o uso das tecnologias;
- Buscar apoio profissional sempre que necessário e não hesitar em pedir ajuda.
Sobre a Ebserh
O Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por George Miranda e Carla Araújo, com revisão de Danielle Morais.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh