Notícias
MELHORIAS ESTRUTURAIS
Huap-UFF finaliza primeira etapa da readequação do espaço da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica
Pacientes que realizam exames laboratoriais no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), agora contam com uma nova sala de espera para aguardar a coleta do material. A primeira etapa da readequação do espaço da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica foi finalizada no mês de janeiro e o espaço já está em pleno funcionamento.
O investimento foi de aproximadamente R$ 83.400, custeados com recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), também administrado pela Ebserh. O engenheiro Caio Augusto Souza, do Setor de Infraestrutura Física do Huap-UFF, explica que foram feitas adequações em um espaço que antes era utilizado como depósito de materiais inservíveis do patrimônio. Foi realizada uma limpeza do espaço, readequação do layout dos banheiros, incluindo a demolição e construção de paredes, incluindo, ainda, um banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD).
“Também foram realizados serviços de troca do revestimento da parede e do piso, instalação de novos pontos de hidráulica, pintura, instalações elétricas, aparelhos de ar-condicionado, e colocação de um forro removível de PVC, que facilita a manutenção, além da construção de um balcão novo para a recepção, proporcionando um espaço mais acolhedor e humanizado para os pacientes, acompanhantes e profissionais que trabalham neste ambiente”, destaca o engenheiro.
A paciente Fabiana Dantas, de Niterói, veio com o esposo e o filho para realizar exames de sangue no Huap e elogiou a nova sala de espera. “Antes a gente ficava lá fora, depois da reforma está bem melhor. A maior diferença é o conforto, o ar-condicionado, é bem melhor para quem vem com crianças, e também para os idosos”, destaca.
O chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, Francisco Eduardo da Rocha Caldeira, comenta que um espaço adequado contribui para manter a qualidade do serviço. “Para você fazer exames laboratoriais é importante que esteja descansado e tenha um período de repouso para fazer a coleta, pois qualquer outro estresse altera as taxas metabólicas que interferem nos exames, por exemplo, a glicose sobe quando há um ambiente de estresse e de calor. Com a adequação do ambiente a gente consegue não só dar conforto ao paciente, mas dá também condições melhores para realizar a coleta de sangue dele”, explica o médico. Ainda em 2024 será realizada a segunda etapa da reforma do espaço, que compreenderá a sala da coleta de sangue.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh