Notícias
COOPERAÇÃO SUS
Huap-UFF conclui parceria com a Maternidade Municipal Alzira Reis com saldo elevado de atendimentos
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), finalizou com êxito a cooperação técnica e operacional para acolher as gestantes da Maternidade Municipal Alzira Reis, realizando a transferência definitiva de equipe, equipamentos e mobiliário de volta à sede, localizada no bairro de Charitas, no dia 4 de junho.
Para o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a ação de acolhimento da Maternidade Escola “foi uma iniciativa institucional arrojada de cooperação com o SUS — neste caso, com a Prefeitura de Niterói — que qualificou não apenas o atendimento, ao integrar a maternidade ao funcionamento do hospital, como também a formação de profissionais, especialmente ao proporcionar a experiência com partos de baixa complexidade, complementando a atuação em um hospital voltado para gestações de alto risco”.
De acordo com ele, como se trata de um hospital universitário vinculado ao SUS, “nossa missão se destacou nesse processo, evidenciando a coragem diante de um desafio complexo de integração de equipes e rotinas distintas, sempre com foco no bem da população”.
“A maternidade iniciou o processo de retorno, no domingo, dia 1º, dividindo a equipe e mantendo parte dos atendimentos no Huap. E, nesta segunda-feira, dia 2, encerrou o processo de transferência com a alta das duas últimas parturientes com seus bebês, que estavam ainda internados aqui”, informou a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Aurea Grippa. Segundo ela, a parceria foi muito bem-sucedida no acolhimento tanto das gestantes de Niterói como da Região Metropolitana.
Aumento expressivo no número de partos
A Maternidade Municipal Alzira Reis é a principal porta de entrada para gestantes de risco habitual atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Niterói, além de ser uma das mais relevantes na Região Metropolitana 2 do Estado do Rio de Janeiro. Para o Huap, a gestão dessa unidade de saúde representou um grande desafio. “Passamos de uma média de 40 partos de alta complexidade por mês para cerca de 200 nascimentos mensais, sendo 160 de baixa complexidade. Além disso, passamos a administrar uma equipe de enfermagem e médica de obstetrícia composta por 150 profissionais de saúde, em comparação com os 60 anteriores”, explicou André Guayanaz, chefe da Unidade de Saúde da Mulher.
A cooperação - assinada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói, em 2023 - tinha previsão de duração de um ano, mas foi prorrogada por igual período. No balanço geral de atendimentos realizados pelo Huap-UFF/Ebserh, entre maio e dezembro de 2023, foram registradas 548 internações, com uma média de 74 por mês. Em 2024, esse número aumentou para 1.268 internações, com uma média mensal de 106. Já de janeiro a maio de 2025, o total foi de 517 internações, mantendo uma média de 129 por mês. Até o fechamento desta matéria, o mês de maio de 2025 ainda não havia sido computado.
Neonatal mais que dobrou número de leitos
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal foi uma das mais impactadas pela cooperação, experimentando um incremento de oito leitos de internação para vinte. De acordo com a chefe do setor, Camila Melgaço, o novo fluxo resultou em um incremento significativo para todas as Unidades Neonatais tais como a Unidade de terapia intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru. E exigiu um esforço constante para garantir a qualidade e a segurança da assistência.
“A resposta institucional envolveu ajustes em escala, otimização de processos e intensificação do trabalho conjunto entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais da equipe multiprofissional”, detalhou a médica. Além das equipes diretamente ligadas ao cuidado neonatal, ela destacou ainda o apoio dos serviços complementares como laboratório de análises clínicas, radiologia, nutrição, farmácia e engenharia clínica.
Na visão dela, a atuação intensa contribuiu para o desenvolvimento técnico e prático de todos os envolvidos, “especialmente na condução de casos fora do perfil habitual da unidade, promovendo crescimento profissional. Mais do que isso, a equipe vivenciou um profundo senso de missão cumprida. Acolher a rede municipal em um momento de necessidade crítica foi motivo de orgulho coletivo”, acrescentou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Monteiro Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh