Notícias
ANIVERSÁRIO
Huap-UFF celebra 75 anos e segue na vanguarda, investindo em melhorias para a assistência, ensino, pesquisa e inovação
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) completou, nesta quinta-feira (15), 75 anos de história de promoção da saúde pública, do ensino e a pesquisa. A agenda comemorativa foi aberta com solenidade que reuniu autoridades, gestores da Universidade Federal Fluminense (UFF), representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital, e convidados no Anfiteatro Aloysio de Paula, às 14h.
Dirigindo-se a todos os gestores, trabalhadores e trabalhadoras, professores e professoras, estudantes, residentes e pesquisadores, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, em vídeo, ressaltou o processo de fortalecimento e de amadurecimento do HUAP. O gestor anunciou para breve a inauguração do PET-Scan que, para ele, marca mais uma etapa de avanço tecnológico do hospital.
“Queremos combinar modernização tecnológica com mudanças no jeito de cuidar, um jeito humanizado, que seja profundamente comprometido com a produção de felicidade, de respeito e de dignidade para quem se cuida no hospital, mas também para quem é responsável por cuidar, que somos todos nós, que formamos essa grande comunidade do Huap”, disse.
Presente à solenidade, o vice-reitor da UFF, Fabio Passos, que representou o reitor, reforçou a relevância do HU para a formação de profissionais e para a assistência à população. “Nossa principal missão é transformar a vida das pessoas. É isso que a gente faz aqui, com o talento e a dedicação das pessoas que constroem o nosso hospital universitário. Temos muito orgulho de ser da UFF e de ser um hospital 100% SUS, de alta complexidade e de formação de médicos.”
O superintendente do Huap, Beni Olej, destacou a trajetória da instituição, os avanços recentes e os desafios futuros. “Os investimentos e a reorganização dos serviços ampliam de forma consistente a produção assistencial, consolidam o perfil de alta complexidade do hospital e fortalecem a integração com a rede SUS. Esse processo cria bases sólidas para a expansão dos serviços, a incorporação de novas tecnologias e o avanço da integração academia-serviço”, afirmou.
A cerimônia contou, ainda, com a presença do secretário executivo de Niterói, Felipe Peixoto; da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows; e da deputada estadual Lilian Behring.
Homenagens, lançamentos e outras atividades nos 75 anos
Na ocasião, foram lançados o vídeo institucional do Huap e o “Espaço Bem Viver”, local que integra o Programa Bem Viver UFF, voltado à promoção da saúde e da qualidade de vida dos profissionais. As atividades no Espaço têm previsão de início em fevereiro, contemplando: shiatsu, yoga, terapia comunitária, coral e tai chi chuan. A proposta oferece ações de cuidado físico, mental e social no ambiente de trabalho.
Também durante a cerimônia foi realizada a entrega da Medalha Dr. Calixto Nami Kalil, que homenageia autoridades públicas, pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para que o Huap se tornasse uma organização moderna, dinâmica e solidária. Este ano foram homenageados dez profissionais.
E a programação do aniversário do Huap se estende ao longo da semana. Na noite desta quinta-feira, será realizada a festa dos 75 anos, no Clube Central, reunindo trabalhadores, gestores e convidados.
Fechando a agenda de atividades, a comunidade hospitalar se encontra para uma “Caminhada dos 75 anos do Huap”, no domingo (18), a partir das 7h, com saída da Reitoria da UFF e percurso pela Orla de Icaraí. Além da caminhada, a programação oferece atividades de bem-estar, música e ações de integração com a população.
Modernização da estrutura atende às novas demandas da sociedade
Em um ciclo virtuoso, o hospital recebeu, no período entre 2016 e 2025, investimentos estruturantes. Foram aplicados R$ 42 milhões na renovação do parque tecnológico e R$ 52 milhões em obras de reforma e adequação, contemplando áreas assistenciais, administrativas, de ensino e de segurança predial. As intervenções contribuíram para a ampliação da capacidade instalada, a reorganização dos fluxos assistenciais e a qualificação do atendimento prestado à população.
Dados do Ministério da Saúde ainda mostram que, nos últimos dez anos, o hospital registrou um aumento de, aproximadamente, 65% nos procedimentos cirúrgicos realizados e de 173% nos tratamentos e terapias em geral oferecidos, além de praticamente dobrar o número de internações hospitalares, saltando de 5.265, em 2015, para 10.014.
Novas tecnologias e foco no bem-estar dos servidores
No último ano, o hospital avançou na área de medicina nuclear, com a instalação de uma nova câmera SPECT, por meio de parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o que dobrou a capacidade de realização de exames cardíacos e ampliou o atendimento à população de Niterói e municípios vizinhos. Em fevereiro, o Huap inaugura o equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada (PET-CT), ampliando a oferta de exames de alta complexidade pelo SUS.
A unidade conta atualmente com mais de 2.400 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos, docentes, pesquisadores e trabalhadores de apoio, assegurando o funcionamento dos serviços assistenciais e das atividades de ensino e pesquisa. O dimensionamento da força de trabalho sustenta a atuação do Huap como hospital de ensino e campo de prática qualificado para a formação em saúde.
Para 2026, o Huap prevê a aquisição de cerca de 140 equipamentos, a ampliação do Serviço de Endoscopia e a implantação de cirurgia robótica, do Centro de Reabilitação e do Centro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. As perspectivas incluem, ainda, ações voltadas ao desenvolvimento de pessoas, à modernização da gestão e ao aumento da captação de recursos, visando assegurar as condições para a continuidade do processo de expansão institucional.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Estatal foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como instituições vinculadas a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Elisa Andrade e Carla Araújo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
*com informações da Superintendência de Comunicação Social da UFF