Notícias
GESTÃO DA QUALIDADE
Huap-UFF alcança alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente
Hospital atingiu 81% de conformidade em boas práticas de segurança do paciente
No ano de 2025, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atingiu alto índice de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, processo anual de monitoramento coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com as coordenações estaduais. O hospital cumpriu 17 dos 21 itens da avaliação, representando um percentual de 81%, que rendeu a alta conformidade à instituição.
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). É o terceiro ano consecutivo que o Huap-UFF mantém o selo de alta conformidade.
“Estamos muito felizes em ter conseguido manter esse resultado, e principalmente de ter aumentado o nosso percentual em relação ao ano passado. O mais difícil, nesse processo, é manter a adesão aos protocolos de segurança do paciente, que tem que ser reforçada diariamente nos setores”, afirmou a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Huap-UFF, Ana Paula Amorim Moreira.
Dentre alguns dos itens que o hospital apresentou esse ano estão o protocolo de identificação do paciente, uso seguro de medicamentos, além de melhorias dos protocolos institucionais aplicados ao serviço de diálise da instituição.
Para o Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej, a avaliação reflete o esforço da instituição para promover uma cultura de segurança para pacientes e profissionais. “É um trabalho que recai diretamente na qualidade da assistência que a gente presta o usuário, assim como na excelência no processo de formação de recursos humanos, os alunos, os residentes todos precisam estar envolvidos nessa cultura de melhoria e controle da qualidade para garantir a segurança e a eficácia dos nossos procedimentos junto aos usuários”, afirmou o gestor.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh