Notícias
BRIGADA
Huap realiza treinamentos com segunda turma de brigadistas
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) realizou, nas últimas duas semanas, treinamentos teóricos e práticos para a Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios. Cerca de 60 colaboradores participaram das atividades, interna e externamente. Esta foi a segunda turma de voluntários brigadistas do Huap. A primeira foi formada em dezembro do ano passado. O subtenente Antônio Brito, responsável técnico da empresa Azemut, que conduziu os trabalhos e é conveniada ao Corpo de Bombeiros, falou sobre a importância da Brigada:
- Este é um treinamento obrigatório. As normas vigentes no Brasil obrigam as empresas a qualificarem determinado número de funcionários para que se tornem eficientes no caso de um evento funesto na edificação, seja um incêndio, um confinamento ou um mal súbito. Eles estão aptos a intervir até a chegada do socorro especializado, ambulância ou Corpo de Bombeiros. Então, a Brigada Voluntária de Incêndio, assim como o Bombeiro Civil, tem a função de auxiliar os órgãos oficiais, dando o primeiro combate.
O treinamento foi dividido em dois módulos: teórico, dentro do hospital, e prático, em campo, onde fica localizada a Azemut. O primeiro ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de março. Tratou-se de um trabalho expositivo, que contou com duas etapas. Na parte da manhã, a turma teve teoria escrita sobre primeiros socorros, entrando em tópicos correlatos, como salvamento, omissão de socorro e males (parada cardíaca, quedas, desmaios, etc). À tarde, foram praticadas estratégias de socorro com manequim, maca e utensílios.
Já a aula prática foi realizada nos dias 9, 10 e 12 de março. O subtenente Brito explicou um pouco da dinâmica: “A parte teórica deste módulo, que aconteceu pela manhã, envolve legislação de segurança contra incêndio, primeiros socorros, técnicas de combate, evacuação de locais com fumaça, definição dos tipos de extintores, maneabilidade com mangueira, entre outros. Isso tudo em sala de aula. Após o entendimento, é o momento que eles praticam em campo”. Para Rosane Quaranta, Nutricionista no Antônio Pedro e participante do curso, o trabalho está só começando:
- O treinamento dado para combate de incêndio e primeiros socorros é de extrema relevância em ambientes onde existem muitas pessoas, especialmente se as mesmas têm alguma limitação no seu estado de saúde. É preciso que colaboradores do hospital se capacitem, saibam o que fazer em situações de risco/acidentes e orientem os outros. O desdobramento que espero é a disseminação das informações para o máximo de pessoas e o mapeamento de risco. Acredito que estamos dando um passo importante para a segurança da comunidade que frequenta e trabalha no Huap.
Segundo a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (DIVGP) do Huap, Joana D´Arc, com o apoio da Superintendência do hospital e com a Ebserh disponibilizando recursos orçamentários 2019 e 2020, é possível não só que se cumpram as normas legais, mas, principalmente, que seja garantido aos profissionais do hospital uma atuação de maneira mais segura a integrada. Felipe Ferreira, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SOST/DIVGP no Huap, explica que a criação da Brigada é um momento histórico e uma grande vitória:
- A Brigada tem independência para tomar as rédeas da situação e buscar soluções. Mas, só estará completa quando todos os voluntários do hospital estiverem treinados e com os recursos necessários. Já estamos mapeando os setores para conseguir agregar mais participantes para as próximas turmas. A ideia é que haja encontros periódicos para darmos mais instrução, sensibilização e conhecimento. A Ebserh está pedindo que os hospitais da rede se estruturem cada vez mais nesse sentido. E nós estamos conseguindo isso.
De acordo com a norma dos Bombeiros, a Brigada é obrigatória por lei e deve ter um quantitativo em torno de 10% do pessoal total da instituição. O trabalho no Hospital Universitário Antônio Pedro está sendo feito em turmas, em treinamentos de noções básicas, que totalizam 20 horas. O próximo grupo deve ser formado no segundo semestre de 2020. Os colaboradores interessados em fazer parte, já podem entrar em contato com o SOST/DIVGP, no telefone 2629-9437.
Unidade de Comunicação Social (UCS)