Notícias
INTEGRAÇÃO
Pacientes da gerontologia do HU-UFSCar se divertem com festejo junino

Junho é o mês marcado pelos tradicionais “arraiás”, festas animadas por muito forró, bandeirinhas coloridas e comidas típicas. No Ambulatório de Gerontologia do Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar), vinculado à Ebserh, o mês não passou em branco, a equipe multiprofissional da unidade fez a alegria dos pacientes com a celebração realizada nesta terça-feira (24).
Bolo de milho, pipoca, paçoca e outras comidas tradicionais juninas foram servidas. O forró ficou por conta do sanfoneiro, Francisco, que aos 71 anos, colocou a turma para dançar. Pacientes e acompanhantes participaram da ação e, para garantir a diversão e promover um momento de descontração e integração a equipe organizou bingo com brindes para os ganhadores.
O Ambulatório de Gerontologia do HU-UFSCar é coordenado pela professora do Departamento de Gerontologia da UFSCar, Aline Gratão, sendo um ambiente de prática para os alunos. Os atendimentos acontecem às terça-feira, entre 14h e 18h. Nesse espaço os idosos e seus cuidadores contam com atividades de prevenção e cuidados com a saúde. “Muitas vezes os nossos pacientes têm um diagnóstico de demência, é um processo bem complexo para as famílias, então nós fazemos uma abordagem educativa com atividades, oficinas de estimulação cognitiva para prevenir o agravamento da demência, e nós ensinamos a família para ter essa atividade também em casa”, explicou Aline.
Segundo a coordenadora do Ambulatório, as atividades coletivas com os idosos e acompanhantes acontecem duas vezes ao ano, ao final dos semestres letivos de acordo com o calendário acadêmico da UFSCar. “No ano passado levamos um saxofonista, que era um paciente do ambulatório e tinha demência, ele foi e fez um trabalho lindíssimo”, contou a coordenadora, dizendo ainda que nas atividades a equipe busca estimular os idosos a fazer alguma apresentação.