Notícias
ASSISTÊNCIA AMPLIADA
HU-UFSCar realiza sua primeira cirurgia endoscópica de próstata
São Carlos (SP)- O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no dia 25 de abril a primeira cirurgia de ressecção endoscópica de próstata de sua história. O procedimento, considerado padrão-ouro no tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática benigna (HPB), foi conduzido com sucesso e marca uma nova etapa na assistência oferecida pelo hospital aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A HPB é uma condição comum entre homens a partir dos 50 anos, caracterizada pelo aumento benigno da próstata. Esse crescimento pode causar sintomas como jato urinário fraco, esforço para urinar, necessidade frequente de ida ao banheiro e a sensação constante de bexiga cheia. “A cirurgia normalmente é indicada quando o tratamento com medicamentos deixa de surtir efeito”, explica Carlos Westin, cirurgião responsável pelo procedimento.
A técnica utilizada dispensa cortes externos e é realizada por meio de um equipamento endoscópico chamado ressectoscópio, que entra pela uretra e remove os tecidos da próstata que obstruem a passagem da urina. Segundo o médico, os fragmentos retirados são enviados para análise laboratorial. “Na maioria dos casos, a internação dura de um a dois dias, com uso de sonda vesical apenas por curto período”, completa.
No HU-UFSCar, a cirurgia teve duração de aproximadamente 40 minutos e envolveu dois médicos cirurgiões e quatro profissionais da enfermagem. “Foi um sucesso. Conseguimos retirar a parte da próstata que obstruía o canal da urina com mínimo sangramento. O paciente teve alta no dia seguinte após urinar espontaneamente”, relata Carlos.
Com a introdução da nova técnica no hospital, a expectativa é atender uma demanda significativa de pacientes que aguardam pelo procedimento. “Infelizmente, alguns passam longos períodos com sonda porque não conseguem urinar espontaneamente. A previsão inicial é de realizar de quatro a cinco cirurgias por mês, conforme a chegada dos novos casos”, afirma o cirurgião.
A inclusão desse procedimento no rol do HU-UFSCar faz parte da iniciativa do Hospital de ampliar a seu volume e complexidade cirúrgicos, apoiando o SUS regional na redução das filas para procedimentos hospitalares. Esta ação está alinhada ao esforço da rede Ebserh para implementação de ações para minimizar o tempo de espera, aumentar o número de atendimentos e conscientizar os usuários sobre importantes temas de saúde. Os 45 hospitais da Rede Ebserh aderiram ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
Rede Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação