Notícias
COMEMORAÇÃO E RECONHECIMENTO
HU-UFSCar celebra Semana de Enfermagem com programação voltada à valorização profissional e ao cuidado de quem cuida
São Carlos (SP)- O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou entre os dias 26 e 30 de maio a Semana de Enfermagem 2025, com o tema “Nossa Enfermagem: o nosso futuro”. A iniciativa teve como foco o reconhecimento da categoria, o incentivo à qualificação contínua e o fortalecimento da identidade profissional por meio de uma agenda que reuniu aspectos educativos, científicos e culturais.
De acordo com Maira Gabriela Perego, enfermeira e uma das organizadoras do evento, a programação foi cuidadosamente construída para contemplar diferentes turnos e formatos de atividade, com envolvimento direto de técnicos e enfermeiros. “Foi possível desenvolver uma agenda contemplando palestras com especialistas, oficinas práticas, atividades de bem-estar e relatos de experiência. Tudo isso com foco na formação contínua, reconhecimento profissional e acolhimento da equipe”, explicou.
Entre os momentos mais marcantes, Maira destacou a abertura do evento, que contou com a exibição de um vídeo produzido por um enfermeiro da instituição. “Com afeto, humor e sensibilidade, o vídeo reuniu fotos das diversas equipes de enfermagem do HU-UFSCar, mostrando o dia a dia, os rostos, os vínculos e a essência do cuidar que nos une. Foi uma homenagem leve e emocionante”, relembrou.

Outro destaque mencionado foi a sessão de relatos de experiências vividas por profissionais da enfermagem, que compartilharam histórias do cotidiano e revelaram os desafios e aprendizados da prática assistencial. Para Maira, esse espaço “fortalece os laços da equipe e reafirma a identidade profissional por meio da troca de saberes”.
Mesmo diante de limitações impostas pela rotina intensa da assistência, a participação dos profissionais foi considerada positiva. Segundo Maira, a proposta de integrar palestras, oficinas e momentos de relaxamento se mostrou acertada. “Essa combinação trouxe dinamicidade à programação, proporcionando tanto descontração quanto oportunidades valiosas de atualização de conhecimentos e práticas profissionais”, avaliou.
A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSCar, Christiane Barbosa, também ressaltou a importância da iniciativa como forma de reconhecimento e visibilidade da categoria. “Momentos como os vivenciados na Semana de Enfermagem são fundamentais para mostrar a importância da nossa profissão no contexto hospitalar. Este tipo de evento permite visibilizar o trabalho qualificado e comprometido realizado diariamente por esses profissionais, além de fortalecer o sentimento de pertencimento, promover a valorização interna e incentivar a atualização contínua”, afirmou.
Christiane reforçou ainda o papel estratégico da enfermagem no hospital. “No HU-UFSCar, a equipe de enfermagem atua de forma essencial e integrada em todos os processos assistenciais, administrativos, de ensino e pesquisa, contribuindo diretamente para a qualidade e a segurança do cuidado oferecido aos nossos pacientes”, completou.
Além dos momentos destacados, a programação da Semana de Enfermagem incluiu oficinas como a de manipulação segura de cateteres e a confecção de chaveiros temáticos, palestras sobre saúde mental, pesquisa clínica, tecnologias assistenciais e inovação, além de ações voltadas ao bem-estar, como Reiki, massagem, automaquiagem e meditação. O encerramento ocorreu na sexta-feira (30), com apresentação das experiências da equipe de enfermagem no auditório do hospital e um momento de confraternização com música e coffee break.
Rede Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.