Notícias
Comissões de Cogestão marca um ano de avanços, aprendizados e construção coletiva no HU-UFSCar
O encerramento das atividades de 2025 do Colegiado das Comissões de Cogestão do HU-UFSCar foi mais do que uma reunião de balanço: foi um momento de escuta, reconhecimento e fortalecimento da construção coletiva no cuidado em saúde.
Coordenado pela Gerência de Atenção à Saúde com apoio da Educação Permanente, o Colegiado das Comissão de Cogestão (CCOG) é um fórum mensal que reúne chefias e coordenadores das Comissões de Cogestão das unidades assistenciais do hospital. O espaço tem como propósito promover o diálogo, a participação e a horizontalização da gestão, reconhecendo o protagonismo dos trabalhadores na melhoria dos processos e dos resultados assistenciais.
“É nesse Colegiado que conseguimos compreender o que impacta o dia a dia do processo de trabalho nas unidades assistenciais e, principalmente, reconhecer que são os próprios trabalhadores que têm as soluções para o que precisa ser modificado ou transformado no jeito de cuidar e de desempenhar suas funções. Encerramos mais um ano com clareza dos desafios para 2026 e com a certeza de que a cogestão fortalece pessoas, equipes e o cuidado”, explica a gerente de Atenção à Saúde, Valéria Gabassa.
A reunião de encerramento anual, realizada em 19 de dezembro de 2025, possibilitou que cada Comissão de Cogestão compartilhasse os principais avanços alcançados ao longo do ano e os desafios projetados para 2026. Entre os destaques, foram apontados o fortalecimento da articulação entre as áreas do hospital, a reestruturação de processos de trabalho e melhorias percebidas na assistência prestada aos usuários.
Ao mesmo tempo, o grupo refletiu sobre desafios importantes para o próximo ano, como o fortalecimento do engajamento das equipes nas comissões, a recomposição e criação de CCogs nas novas unidades assistenciais e o aprofundamento da integração entre as diferentes áreas do hospital.
“Pensar sobre a oportunidade de trocas na reunião do Colegiado Ampliado é reconhecer a potência deste espaço e valor que tem as Comissões de Cogestão (CCOG) no HU UFSCar. Nas CCogs junto às representações das diferentes categorias e chefe da unidade construímos coletivamente mudanças que trazem melhorias e qualificam os processos de trabalho, e aquilo que extrapola é levado para o colegiado buscando resoluções mais eficientes. Nesta última reunião refletimos sobre os avanços de cada comissão com impacto nos processos de trabalho que refletem no cuidado centrado no paciente, como por exemplo maior articulação entre as unidades e engajamento dos grupos para melhorias. Também foram discutidos desafios para o próximo ano como o fortalecimento dos próprios espaços, das articulações entre unidades, ampliação das ações já iniciadas e reestruturação daquelas em processos mais iniciais. Na UCM, em momento de maior engajamento da CCog, visamos o fortalecimento na unidade como um todo, além de otimizar a potência deste espaço para mudanças que tragam ainda mais impacto”, comenta a terapeuta ocupacional e coordenadora da CCog da Unidade de Clínica Médica, Mariana Pastega Fogar.
Para Hugo Puretachi, coordenador da Comissão de Cogestão da UIDE, o encontro foi marcado por emoção e sentido coletivo. “A reunião de encerramento teve momentos incríveis, de muita energia, entrega e propósito. A cada apresentação, era visível o brilho no olhar e a satisfação de quem esteve presente, pela total entrega e resiliência ao longo deste ano. Tivemos a certeza de que é possível mudar a realidade das pessoas quando aquilo que carregamos tem poder transformador. Entregamos propósito, valores, missão e a essência do cuidado”, destacou.
Desde o início dos trabalhos, em 2022, o espaço tem se consolidado como um ambiente de discussão, escuta e crescimento.
O encerramento de 2025 reafirma que a cogestão no HU-UFSCar é construída diariamente, a partir do diálogo, da corresponsabilidade e do compromisso coletivo com um cuidado mais humano, eficiente e alinhado às necessidades de quem faz e de quem recebe a assistência.