Notícias
Bingo terapêutico promove acolhimento, memória ativa e diversão no HU-UFSCar
O Ambulatório de Gerontologia do HU-UFSCar realizou mais uma edição do bingo terapêutico, atividade voltada a pacientes acompanhados no serviço desenvolvido dentro do hospital. A proposta faz parte de uma abordagem que integra cuidado físico, cognitivo, social e emocional, contribuindo para a qualidade de vida de pessoas idosas em acompanhamento ambulatorial.
Além do estímulo à atenção, ao raciocínio e à memória, o bingo fortalece vínculos e promove momentos de lazer, fatores essenciais para o bem-estar de quem convive com condições como demência e declínio cognitivo.
“O ambulatório atende idosos referenciado pelo município, das unidades básicas de e de saúde da família do SUS. Toda tarde de terça-feira fazemos as atividades e hoje (02/12) estamos encerrando o semestre. Nós criamos um bingo com cartela ampliada, contendo imagens que contemplam vários pacientes e seu diferentes tipo de patologias e escolaridade. A ideia é despertar memórias, e nesse caso, trouxemos a temática do Natal e figuras que lembram essa época”, explica a professora e coordenadora do ambulatório de gerontologia do HU-UFSCar, Aline Gratão.
Um dos destaques da tarde foi o paciente Alfeu, que tem utilizado a música como aliada no tratamento. Com seu entusiasmo contagiante, ele animou a atividade ao som de modas tradicionais, trazendo ainda mais descontração para o grupo.
“Esses encontros ampliam a autonomia da pessoa idosa, fortalecem sua memória afetiva e, principalmente, mostram que cuidado também se faz com convivência e alegria”, destaca a professora.
A ação conta com a participação ativa de estudantes do curso que vivenciam a prática clínica no HU-UFSCar, e familiares dos pacientes, reforçando a missão do hospital como espaço de ensino, pesquisa e assistência com foco na humanização.