Vitiligo
Vitiligo
O que é?
É uma doença não contagiosa, caracterizada pela alteração da pigmentação de algumas regiões da pele, com formas e tamanhos variados, devido a diminuição ou ausência dos melanócitos (responsáveis pela melanina). Pode acometer qualquer pessoa, independentemente da idade, raça e sexo, atingindo de 0,5-2% da população em todo o mundo.

Causas
As possíveis causas do Vitiligo ainda são estudadas, mas pesquisadores acreditam que podem estar relacionadas ao processo autoimune, quando há destruição indevida dos melanócito; fatores ambientais, como exposição a compostos químicos; fatores genéticos, quando há pelo menos 1 parente de primeiro grau com vitiligo, por exemplo; estresse oxidativo, que induz grande produção de espécies reativas de oxigênio (ROS), gerando acúmulo de radicais livres nos melanócitos. Há também outras teorias que ainda estão em debate.
Sinais e Sintomas
Clinicamente, a pessoa com vitiligo irá apresentar manchas hipocrômicas no rosto, pescoço, nas mãos, nos braços, ao redor de orifícios corporais, entre outras regiões do corpo. Os pelos também podem sofrer alteração da cor, ficando branco (leucotriquia). Raramente há sintomas de dor, inflamação ou prurido, no entanto, pode haver uma maior sensibilidade na parte afetada.
Classificação
O vitiligo pode apresentar características a depender de seu tipo e subtipos:
1. Vitiligo não segmentar ou bilateral (VNS):
a) Vulgar à é o mais comum. Apresenta manchas múltiplas e simétricas;
b) Acrofacial à acomete áreas periorificiais e pontas distais dos dedos;
c) Universal à despigmentação completa ou quase completa da pele, chegando a quase 90% do corpo da pessoa.
2. Vitiligo segmentar ou unilateral (VS): apresenta-se com manchas despigmentadas distribuídas em apenas um lado do corpo.
a) Focal à esse subtipo é caracterizado por uma pequena e isolada mancha em uma região do corpo. No entanto, pode evoluir para VNS.
3. Vitiligo misto: refere-se ao acometimento de características do VNS e VS concomitantemente.
Diagnóstico
Seu diagnóstico é predominantemente clínico, realizado pelo médico dermatologista. A solicitação de biópsia, ou outros testes, não é recomendada a não ser nos casos em que se queira descartar outras doenças. A avaliação da mancha é feita de forma não invasiva, com auxílio de uma boa iluminação ou com o uso de uma lâmpada de Wood, que emite Raios Ultravioleta A (UVA), gerando uma fluorescência branco-azulada brilhante, para identificar a perda focal de melanócitos e perceber áreas com despigmentação não visíveis a olho nu.
Tratamento
O tratamento é um desafio dermatológico, uma vez que a escolha irá depender do tipo, extensão, idade, fototipo, condições do paciente e assim por diante. Podem ser realizados tratamentos que envolvam fotoquimioterapia PUVA, terapia tópica, intervenções cirúrgicas, despigmentação total do corpo, entre outros. Esses e demais procedimentos precisam ser bem avaliados pelo especialista, para uma ideal indicação ao paciente.
O dermatologista pode orientar o paciente a um acompanhamento psicológico, pois muitas vezes a doença tem um impacto considerável sobre o fator emocional, o que leva a uma baixa de autoestima, inibição social, problemas ao se relacionar, dentre outros. Além disso, sabe-se que o aparecimento ou a piora da doença pode estar relacionada a fatores emocionais e, se o paciente souber lidar melhor com o fator desencadeante do stress, a doença pode melhorar consideravelmente.
Cuidados de enfermagem
- Explicar sobre a doença
- Avaliar possíveis sintomas de dor e desconforto
- Orientar para o uso de protetores solares e cremes hidratantes
- Supervisionar a pele e verificar o aparecimento de mais lesões
- Incentivar a interação social
- Incentivar o acompanhamento psicológico
- Estimular o consumo hídrico
- Aconselhar para a prática de atividades físicas
Referências
BERGGVIST Christina, EZZEDINE Khaled. Vitiligo: A Review. Dermatology, Créteil, 10 mar. 2020. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32155629. Acesso em 09 out. 2021.
Projeto Treinamento Profissional em Hospital Dia
Discente: Thalita de Oliveira Felisbino
Orientadores: Cátia Aparecida Lopes Nazareth, Ramon Pacheco de Souza, Rita de Cássia de Souza Silva.
Outubro de 2021