Notícias
CAPACITAÇÃO
Profissionais são treinados para realização de ressonância magnética
Técnicos de radiologia da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Videoendoscopias (UDIVE) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH) participaram de uma capacitação para aprimorar a utilização do equipamento de ressonância magnética. O curso incluiu aulas teóricas e práticas. A tendência, segundo o chefe da UDIVE, José Fanias Lima, é de que todos os profissionais sejam capacitados: “Nós tínhamos dois profissionais que exerciam essa função. A partir de agora passaremos a ter seis. À medida que seja conseguida a verba para o curso, nós vamos escolher outros técnicos que possam executar esse serviço aqui no hospital”, explica.
Os profissionais que participaram da capacitação destacam o aprimoramento do conhecimento como uma forma de melhorar o atendimento do hospital. De acordo com a técnica de radiologia Roberta Venâncio, que participou do curso, os novos profissionais qualificados vão permitir uma maior oferta de serviço: “A demanda é grande e, agora, nós podemos abrir uma agenda maior, cobrir férias com mais facilidade, por exemplo. E pode-se, até mesmo, trabalhar com esquemas de plantão nos fins de semana e feriados, caso seja implantado”. O técnico de radiologia Rodrigo Guedes reforça: “Nós podemos marcar mais exames de ressonância magnética no HU, possibilitando, assim, o desafogamento da fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para esse serviço”.
Sobre o exame
Por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência, o exame de ressonância magnética cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas. O procedimento permite o diagnóstico de doenças como câncer, esclerose múltipla, infartos, infecções, além de fraturas, hérnias de disco e lesões de ligamento. A ressonância também possibilita a verificação do nível do Alzheimer, atrofias e lesões nos vasos sanguíneos cerebrais.
Para realizar o exame de ressonância magnética no HU-UFJF, o paciente deve se consultar com um médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro ou do PAM Marechal e ser encaminhado para a realização do procedimento no hospital.
Bolsista: Leandro Carneiro.