Notícias
NOVEMBRO AZUL
Hospital Universitário realiza centésima biópsia de próstata
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH) comemora a realização da 100ª biópsia de próstata, procedimento que vem sendo realizado na instituição desde abril de 2018.
O serviço de biópsia de próstata pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora é bastante restrito, afirma o urologista do HU-UFJF Augusto Barreto. O hospital universitário conseguiu essa marca em função da expansão dos atendimentos realizados, possível com a chegada de novos médicos e o aumento do número de cirurgias. O médico também destaca que o atendimento é realizado com pacientes de toda a região, oriundos das cidades de Santos Dumont, Barbacena, São João del-Rei, que antes precisavam se deslocar para lugares mais distantes.
Augusto Barreto alerta para a prevenção ao câncer de próstata, uma doença assintomática. “Quando os sintomas se iniciam, normalmente a doença está muito avançada, então o paciente deve fazer o exame de próstata mesmo que não apresente sintomas”. Além disso, é importante o homem realizar atividade física regularmente, consultar com um urologista todos os anos e ter uma dieta balanceada com poucas gorduras saturadas para prevenir doenças da próstata, recomenda.
A consulta com um médico urologista deve ser iniciada a partir dos 50 anos, e caso o homem já possua histórico de doenças na família, aos 45 anos. Dessa forma, alguns exames precisam ser prescritos no consultório, dentre eles o chamado PSA (Antígeno Prostático Específico), uma proteína produzida na próstata. Caso o resultado seja elevado, o paciente precisa realizar a biópsia. A taxa elevada no exame não indica diretamente que o homem tenha câncer, mas deve haver uma investigação.
Novembro Azul
No mês de sensibilização com relação aos cuidados com a saúde masculina, o chamado “Novembro Azul”, o HU-UFJF tem ações programadas. Humberto Lopes, médico responsável pelo setor de urologia do (HU-UFJF), explica que o hospital realiza eventos há mais de dez anos em parceria com a Secretaria de Saúde. O evento tem como objetivo a ida dos médicos até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde são atendidos de 80 a 100 homens, em média, das 18 às 20 horas. Além disso, “serão realizadas palestras para saúde do homem em geral, sobre tabagismo, hipertensão, obesidade e diabetes. Nesse momento, vamos realizar exames de próstata e esclarecer os homens sobre as doenças que podem acometê-lo”, acrescenta o médico.
Segundo o urologista, os pacientes, ao apresentarem alguma alteração nos exames realizados, são encaminhados para o HU-UFJF, e assim receberem mais orientações sobre saúde.
Humberto destaca o papel fundamental da mídia e da família dos pacientes em desmistificar o tabu sobre o homem procurar um urologista. Consequentemente, pode ser observado um maior cuidado da saúde e maior adesão aos tratamentos. Há também um atendimento diário de cerca de 50 homens no setor de urologia do HU-UFJF, o que mostra um progresso nesses tratamentos.
A programação do mês de cuidados da saúde do homem será iniciada no próximo dia 11 de novembro, nos bairros a serem definidos pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura e o Hospital Universitário.
Acesse a cartilha: "Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?"
Bolsista: Juliana Gonçalves dos Santos.