Notícias
GESTÃO
Hospital Universitário adquire novo sistema de radiologia
O Hospital Universitário está implantando um novo sistema de radiologia computadorizada. Com o CR, que está sendo instalado na unidade Santa Catarina, será possível obter uma série de benefícios, como a digitalização das imagens e a possibilidade de oferecer aos pacientes um menor tempo de exposição ao raio x.
O Gerente de Atenção à Saúde, Sérgio Paulo dos Santos Pinto, explica que o que já é feito na unidade Dom Bosco passará a ser realizado também na unidade Santa Catarina, dando opções de escolha para lidar com as imagens com a nova tecnologia. “No Dom Bosco a gente já reduziu muito a revelação, porque mesmo ela estando no PACS, se eu quiser eu posso colocar no filme. Por exemplo, quem vem de outros locais fazer a radiografia aqui, às vezes quer levar para mostrar para o médico lá, aí é possível revelar, mas a grande maioria a gente parou de revelar e agora vai poder fazer isso também lá embaixo no Santa Catarina”, explicou.
Guilherme Costa, Engenheiro Clínico do HU, reforça a importância da troca da processadora antiga, pela nova tecnologia: “antes não tínhamos o digitalizador lá em baixo no Santa Catarina, então era tudo feito com um equipamento chamado Processadora de Filmes. Essa processadora trabalha com químicos nocivos ao meio ambiente e não tem essa função de digitalizar. Então a processadora é um objeto obsoleto, que já está em desuso, além de ser nocivo ao meio ambiente e de não ser mais recomendado”, concluiu o Engenheiro.
O sistema de radiologia computadorizada vai estar interligado com o PACS. Assim todos os raios x estarão disponíveis na tela do computador, possibilitando com que todos os exames sejam acessados por computadores nas duas unidades do hospital, independentemente de onde tenham sido realizados. Junto com o CR foi realizada a compra de uma placa para a realização de mamografias, que não estavam sendo feitas no hospital. “A gente não tinha mais a placa para o raio x da mama, só tinha para abdômen e tórax. Na compra a gente negociou para eles fornecerem as placas das mamografias também, aí viabiliza a volta com a mamografia aqui”, esclarece o Gerente de Atenção à Saúde.
O novo sistema, CR, tem ainda o benefício de melhorar o trabalho para o técnico, já que ele poderá ver o exame na tela do computador e analisar se ficou ou não dentro dos padrões e, se for preciso, poderá ajustar na hora. O Engenheiro Clínico ressalta o significativo da aquisição: “é uma tecnologia já existente, não é nada de muito novo, mas é uma tecnologia de ponta. O hospital vai ficar, nesse aspecto, equipado com o que há de melhor e mais moderno”.
Bolsista: Thamires Pecis