Notícias
CURSOS
GEP divulga cursos em Atenção Domiciliar e Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas
Minas Gerais abre matrículas para cursos em Atenção Domiciliar
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, abre inscrições para novas turmas de três dos cursos que compõem o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância. As capacitações são realizadas em parceria com Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).
As inscrições podem ser realizadas até 25 de outubro, pelo site: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/. Os cursos são voltados para profissionais de saúde, no entanto, qualquer pessoa pode acessar o conteúdo como visitante – mas, nesse caso, não recebe certificado de conclusão.
Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde
O curso qualifica profissionais de saúde de nível superior e médio e gestores que atuam no SUS para a realização de procedimentos e cuidados do paciente em domicílio. Com carga horária de 45 horas, a capacitação possui cinco unidades que abordam tópicos como território, redes de atenção e necessidades de saúde; gestão e organização da atenção domiciliar na rede básica de saúde; avaliação, monitoramento da Atenção Domiciliar na rede básica de saúde; classificação, níveis de complexidade e riscos da AD na Rede Básica de Saúde e Plano de cuidado individual na Atenção Domiciliar.
Essa última unidade destaca ações de natureza complementar e compartilhada e ações assistenciais específicas da equipe de enfermagem, do enfermeiro, do médico, do agente comunitário de saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde Família (NASF).
Para se inscrever, clique aqui.
Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior
Esse curso capacita profissionais de saúde para prestarem atendimento em casa quando o quadro do paciente exige cuidados complexos e específicos, como o tratamento de feridas profundas, infecções, entre outros procedimentos do gênero.
A carga horária é de 60 horas, dividas em sete unidades, que tratam dos temas: estomas; lesões cutâneas crônicas; acesso venoso central; fecaloma: abordagem clínica, princípios e intervenções; diálise; paracentese abdominal terapêutica e os princípios para o cuidado à saúde bucal na Atenção Domiciliar.
A matrícula pode ser realizada nesse link. O público-alvo são os cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Demais interessados no tema podem acessar o curso como visitante.
Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar
O objetivo dessa capacitação é qualificar profissionais de saúde para o cuidado à pessoa em oxigenoterapia ou ventilação mecânica no domicílio. O curso possui 45 horas e aborda temas como traqueostomia e avaliação e fisioterapia respiratória.
As vagas são destinadas a assistentes sociais, cirurgiões dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Clique aqui para se inscrever.
O Programa
O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância tem o objetivo de fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.
O programa é online, composto por 19 módulos, oferecidos por diversas universidades da Rede UNA-SUS. Para saber mais, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursoAD.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Inscrições abertas para cursos sobre o Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas
Estão abertas as inscrições para quatro novas ofertas do Curso de Qualificação para Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. Profissionais de saúde e demais interessados em ampliar os seus conhecimentos no emprego das tecnologias para habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência, poderão se matricular até 26 de outubro, pelo site: http://www.unasus.gov.br/cursos/utta2
As capacitações fazem parte das ações estratégicas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, criado pelo governo federal, em 2011, para promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.
Da bengala de madeira à prótese de titânio sob medida. Do aparelho auditivo ao implante coclear. Do braile aos softwares e aplicativos de última geração. Tecnologia Assistiva (TA) é todo recurso - equipamento, serviço, estratégia ou prática - concebido para melhorar a funcionalidade da pessoa com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, promovendo autonomia e inclusão social, nas mais diversas áreas de necessidade pessoal (comunicação, alimentação, transporte, educação, lazer, esporte, trabalho, elementos arquitetônicos e outras).
O curso de qualificação é dividido em quatro ofertas independentes, com carga horária de 30 horas cada, que tratam dos seguintes temas: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora; Direitos das pessoas com deficiência e visão; Direitos das pessoas com deficiência e audição e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação.
Além de apresentar uma discussão inicial sobre os direitos das pessoas com deficiência, os cursos são contextualizados através de casos clínicos que irão ajudar o aluno a entender situações comuns relativas ao tratamento dessa população, como: as adaptações de pacientes que colocam próteses; exercícios que podem ser feitos com cadeirantes; ações de prevenção para que não tenha sequelas em função da deficiência e o acompanhamento do paciente, para que consiga se adaptar às tecnologias utilizadas no tratamento.
Os cursos são produzidos e oferecidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGETS/MS), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).