Notícias
PSORÍASE
Dia 29 de Outubro é comemorado o Dia Mundial da Psoríase
A psoríase é uma doença inflamatória, crônica, autoimune, com processo inflamatório em todo o corpo, como no coração, pulmão, vísceras e também nas articulações, sendo mais comum na pele, por ela representar 16% do corpo humano. A palavra psoríase vem do grego, que significa psora, na tradução, escamíase. São escamas na pele, lesões que saem casquinhas em várias regiões do corpo e causam queimação, manchas vermelhas, dor e coceira.
O tratamento é realizado com pomadas ou cremes, fototerapia e medicamentos imunossupressores que atuam no sistema imunológico inibindo os sintomas da doença. Durante o tratamento, deve ser evitado o uso de cortisona, pois causa vários efeitos colaterais ao paciente. Ela também vem acompanhada de uma série de comorbidades, ou seja, de outras doenças autoimunes, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, alcoolismo e, principalmente, a artrite. Com o tratamento o paciente melhora a autoestima, melhora a pele, o corpo, o humor e o psicológico. Por isso a importância das campanhas de conscientização que levam orientação e informação às pessoas.
No Brasil, a psoríase afeta cerca de cinco milhões de brasileiros, sendo que 38 por cento dos pacientes afirmam sofrer preconceito e discriminação. O Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da UFJF, Aloísio Gamonal, esclarece que é uma doença desconfortável, que a abala o emocional e a qualidade de vida, mas que é necessário extinguir um grande mito de que a psoríase é uma doença causada por problema psicológico ou emocional.
Hoje, a maior parte dos casos são tratados pela área de dermatologia, sendo possível, na maioria das vezes, o diagnóstico no próprio consultório. As pessoas que detectarem lesões escamosas na pele, principalmente cotovelos e joelhos, devem procurar um atendimento médico.
A psoríase não é contagiosa e o contato com os pacientes não precisa ser evitado. É primordial o apoio e incentivo a quem tem a doença.
Bolsista: Nara Reis