Notícias
JANEIRO ROXO
Hanseníase tem cura: HU-UFJF oferece tratamento gratuito pelo SUS
Janeiro é o mês de conscientização sobre a hanseníase, doença que, ainda cercada de preconceitos, tem cura e é tratada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo dados do Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase no Brasil, divulgados pelo Ministério da Saúde, até outubro do ano passado, Minas Gerais havia registrado 820 novos casos da doença. Em 2024, foram 979 no mesmo período, uma redução de 16%.
A atuação de centros de saúde especializados é fundamental não só no diagnóstico precoce e tratamento da doença, mas na conscientização da população. A dermatologista Annair Freitas do Valle, preceptora responsável pelo Ambulatório de Hanseníase do HU- UFJF, explica que o hospital tem papel central na educação em saúde e na redução do estigma social, que ainda é um dos maiores obstáculos ao diagnóstico precoce e à adesão ao tratamento. “Um profissional bem treinado transmite segurança e reduz o estigma institucional”, afirmou.
Paralelamente à qualificação dos profissionais de saúde, destacam-se as ações de vigilância e campanhas como o Janeiro Roxo, além da busca ativa de casos e fortalecimento da detecção precoce, o que possibilita diagnóstico e tratamento mais rápidos e contribui para a redução da transmissão. “Já nas primeiras doses da PQT (poli quimioterapia), um dos tratamentos disponíveis, o paciente não é mais fonte de infecção para familiares, colegas de trabalho ou na escola, podendo ter a sua rotina normalizada sem necessidade de isolamento ou afastamento”, explicou.
O HU- UFJF tem um papel estratégico na rede do SUS, atuando de forma integrada em assistência, ensino, pesquisa e apoio à vigilância em saúde. Uma equipe multidisciplinar é formada por dermatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e profissionais de serviço social, atuantes e fundamentais no diagnóstico da hanseníase e tratamento com o fornecimento gratuito da medicação específica para todos os pacientes.
A doença
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta a pele e os nervos periféricos, podendo acometer também a mucosa do trato respiratório superior, olhos, linfonodo, testículos e órgãos internos, dependendo do sistema imunológico do indivíduo infectado. A transmissão se dá através das vias aéreas superiores de pacientes portadores não tratados e por contato íntimo e prolongado.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Luna Normand
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh