Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Mutirão realiza 25 cirurgias de mão no HU-UFJF/Ebserh
As cirurgias de mão costumam ser de difícil acesso, por causa da grande demanda no SUS e a altíssima complexidade dos procedimentos, como o caso das lesões do plexo braquial, que possui poucos cirurgiões especializados na realização dessa operação no Brasil. Foto: UCR 24
Juiz de Fora (MG) – Um total de 25 procedimentos foram realizados durante mutirão de cirurgia de mão do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação ocorreu em dois sábados, nos dias 4 e 11 de outubro, e teve como objetivo reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), otimizando o acesso dos pacientes a essa especialidade.
Segundo o médico cirurgião Arnaldo Gonçalves Filho, os procedimentos são importantes no tratamento de doenças que afetam a função das mãos, como a síndrome do túnel do carpo e a contratura de Dupuytren, também conhecida como fibromatose palmar. “As cirurgias de mão costumam ser de difícil acesso, por causa da grande demanda no SUS e da altíssima complexidade dos procedimentos, como o caso das lesões do plexo braquial, que possui poucos cirurgiões especializados na realização dessa operação no Brasil. Dessa forma, no HU, sempre organizamos esses mutirões para diminuir a fila e minimizar o tempo de espera, aliviando o sofrimento desses pacientes”, salienta.
O profissional também ressalta a importância dos mutirões no Hospital Universitário, que tem uma dupla função: assistencial e acadêmica. “Aqui, em cada consulta médica, em cada cirurgia, temos a preocupação de transmitir para nossos alunos da graduação e da residência médica que o cuidado com o paciente precisa ser integral e humanizado. Isso significa mostrar para eles que as nossas preocupações com o paciente vão muito além do diagnóstico. É um orgulho ensiná-los a serem médicos, alguém junto de alguém para aliviar o sofrimento da nossa população”, complementa.
Ebserh em Ação
O mutirão de cirurgia de mãos está integrado ao "Ebserh em Ação", trabalho alinhado ao programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, cujo objetivo é reduzir filas de cirurgias e exames, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no SUS. Vários mutirões têm sido realizados nos Hospitais Universitários da Rede Ebserh de forma recorrente e também em datas específicas, os chamados Dia E, quando todos os 45 HUs se mobilizam para oferecer exames, consultas e cirurgias à população em todo o país.
Renata Guarino (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes