Notícias
MÊS DA MULHER
Mais de 850 pessoas participam de ações realizadas pelo HU-UFJF no mês da mulher
Juiz de Fora (MG) – Mais de 35 ações foram realizadas durante todo o mês de março no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para discutir e informar sobre saúde, direitos da mulher e outros assuntos correlatos. Um grupo de trabalho multiprofissional com mais de cem pessoas, entre profissionais do HU, professoras, residentes e acadêmicos, atuou na iniciativa, sob a coordenação da Unidade de Comunicação em parceria com a Unidade de Saúde da Mulher.
Ao todo, mais de 850 pessoas foram envolvidas na campanha, entre trabalhadores, pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que abordou temas como câncer de mama e colo de útero, infertilidade, sexualidade, maternidade, autocuidado, importância de atividade física, exames regulares e alimentação saudável, direitos da mulher, da gestante e violência doméstica.
As ações aconteceram principalmente nas recepções dos ambulatórios e nas enfermarias, nas unidades do HU Dom Bosco e Santa Catarina, com pacientes e acompanhantes. Também houve decoração de setores, rodas de conversa, distribuição de brindes, palestras e exames preventivos ginecológicos para as trabalhadoras terceirizadas do setor de serviços gerais. Além disso, teve o lançamento do projeto piloto “Acolhendo uma colega de trabalho”, em que cada integrante do grupo de trabalho escolheu uma colega para oferecer apoio e cuidado, seja físico ou emocional. A ideia é que seja um projeto permanente durante todo o ano.
Entre as atividades foi destaque o dia de beleza no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizado em 20 de março, que uniu maquiagem, desfile e ensaio fotográfico com as usuárias. O dia foi dedicado a valorizar a feminilidade no mês que lembra a luta das mulheres, num ambiente mais lúdico e de integração social.
Todos os anos, o Hospital Universitário realiza campanhas no mês de março, com o objetivo de lembrar o Dia Internacional da Mulher e promover uma reflexão sobre a atuação feminina na sociedade, conquistas e desafios. Dessa forma, são organizadas diversas atividades com o público interno e externo, visando integrar equipes, informar sobre serviços oferecidos, promover de educação em saúde e a garantia de direitos dentro do SUS.
Em homenagem às mulheres e em lembrança à data, foram confeccionadas artes para os canais internos e externos de comunicação da instituição. Estiveram em destaque imagens de sete brasileiras:
▶️ Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885): educadora, escritora e poetisa brasileira. Defensora dos direitos das mulheres e ideais abolicionistas, republicanos e indigenistas.
▶️ Bertha Lutz (1894-1976): cientista, ativista feminista, bióloga, educadora, diplomata e política.
▶️ Nise da Silveira (1905-1999): médica reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Revolucionou o tratamento mental no Brasil por meio da arte, livre expressão e afetividade.
▶️ Maria Beatriz Nascimento (1942-1995): historiadora, professora, roteirista, poeta e ativista pelos direitos humanos de negros e mulheres.
▶️ Sônia Bone de Sousa Silva Santos (Sônia Guajajara) (1974): líder indígena com formação em enfermagem e letras. Primeira mulher indígena ministra no Brasil, atualmente à frente do Ministério de Povos Indígenas.
▶️ Lélia Gonzalez (1935-1994): intelectual, escritora, ativista, professora, filósofa e antropóloga brasileira. Referência nos estudos e debates de gênero, raça e classe no Brasil e no mundo. Pioneira em pesquisas sobre Cultura Negra no Brasil.
▶️ Maria da Penha Maia Fernandes (1945): farmacêutica e ativista dos direitos das mulheres. Após anos de violência, lutou para que seu agressor viesse a ser condenado e se fizesse justiça. Dá nome à lei que coíbe a violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil, a Lei Maria da Penha.
Todas as ações foram publicizadas semanalmente no Instagram do HU. Acesse AQUI
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Lara Rezek e Millena Martins (estagiárias) sob supervisão de Alessandra Gomes