Notícias
ENSINO E PESQUISA
Lançada cartilha sobre prevenção de acidentes com crianças
Cartilha é resultado de projeto do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT)
Juiz de Fora (MG) – A cartilha intitulada “Segurança da criança no primeiro ano de vida” acaba de ser lançada. Trata-se de um material educativo e informativo que aborda situações mais comuns de acidentes com bebês de até um ano de idade, além de orientações para impedi-los. A obra é fruto de um dos projetos do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PIT oferece bolsas a acadêmicos de cursos de graduação atuantes nos Hospitais Universitários Federais.
A ideia do guia surgiu a partir da observação de frequentes ocorrências de acidentes com bebês e de como podem ser evitados a partir de orientação correta. De acordo com Sabrine Grünewald, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e orientadora do projeto, “o profissional de saúde precisa abordar muitas questões em uma consulta pediátrica, como crescimento, desenvolvimento, vacinas, alimentação, dentre outros. Não é incomum que não haja tempo para falar sobre prevenção de acidentes. Dessa forma, reunir as informações numa cartilha pode ser útil aos profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh), já que facilita essa comunicação”.

O material foi produzido pela professora, em conjunto com a acadêmica de Medicina Melissa Mansur, com edição e diagramação da Unidade de Comunicação Regional 24. “Acreditamos que o material consiga contribuir na redução da incidência dos acidentes infantis e em suas consequências, difundindo informações objetivas sobre prevenção e conduta com o uso da tecnologia”, reforça a aluna.

Muitos dos acidentes ocorrem dentro de casa, em um minuto de descuido e de forma que poderia ser evitado. “As crianças são naturalmente curiosas e gostam de explorar o ambiente à medida que se desenvolvem. Então, é preciso atenção dos pais e também instruções a eles sobre as medidas preventivas, antes que o pior aconteça”, explica a professora Sabrine.
José Otávio Corrêa, coordenador do PIT e gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF, ressalta a importância desse tipo de projeto para a formação dos alunos e profissionais da área da saúde. “O PIT permite a valorização de nossos alunos, promovendo crescimento acadêmico, desenvolvendo a experiência e levando à aquisição de habilidades, importantes para qualquer carreira profissional. O aprendizado adquirido com o projeto e a produção da cartilha, que trata dos cuidados com bebês, mostram exatamente o reportado, e é isso que desejamos com o PIT. A iniciativa da cartilha prova que estamos no caminho certo e devemos continuar apoiando”, finaliza.
Conheça o PIT
O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) tem como objetivo proporcionar o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos tecnológicos aplicados à área da saúde, além do estímulo ao desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno. Garante bolsas aos acadêmicos participantes e conta com reserva de vagas para as ações afirmativas.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Acesse a cartilha AQUI
Millena Martins (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes