Notícias
INVESTIMENTO E INOVAÇÃO
HU-UFJF/Ebserh se torna um dos poucos hospitais públicos do país a oferecer hemofiltração online pelo SUS
O nefrologista Paulo Suassuna com a paciente Cláudia dos Santos Medeiro, durante sessão de hemodiálise em novas máquinas. Foto: UCR 24.
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de dar um importante passo na modernização de seus serviços. A instituição começa a oferecer o tratamento por HemoDiaFiltração-HDF online, tornando-se um dos poucos hospitais públicos do país a disponibilizar essa tecnologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Um investimento de R$ 2.292.804,12, oriundo de emenda parlamentar da deputada federal Ana Pimentel, permitiu a aquisição de 37 novos equipamentos para a hemodiálise do HU, incluindo máquinas específicas para HDF-online. Trata-se de um procedimento avançado, que filtra o sangue dos pacientes de forma mais minuciosa do que a hemodiálise convencional, proporcionando benefícios significativos para quem sofre de insuficiência renal crônica.
Segundo o superintendente do HU, Dimas Araújo, a emenda destinada pela deputada, ao permitir a compra dessas novas máquinas, vai permitir qualificar ainda mais a assistência e o cuidado aos 130 pacientes que estão em tratamento hoje no hospital. “Permite também a melhoria do ensino para os nossos residentes e alunos e, com isso, nós temos um serviço extremamente qualificado para os próximos anos”, assegura.
De acordo com o médico nefrologista Paulo Suassuna, responsável técnico da Terapia Renal Substitutiva do HU-UFJF, a HDF-online combina dois métodos de diálise: a difusão da hemodiálise convencional e a convecção da hemofiltração. “Estudos demonstram que esse método é mais eficaz na remoção de toxinas maiores e substâncias que podem causar problemas de saúde. A modernização do parque de máquinas vai resultar em tratamentos mais eficazes e maior qualidade de vida para os pacientes”.
Além de melhorar a eliminação de toxinas, a nova tecnologia também reduz efeitos colaterais comuns das sessões de hemodiálise, como hipotensão, cãibras e fadiga, tornando o tratamento mais confortável e seguro para os pacientes. Importante acrescentar que, a partir dessa modernização, os resultados clínicos também melhoram. Isso porque um ambiente com tecnologia de ponta geralmente resulta em maior satisfação do paciente. “Sentir-se bem tratado, com acesso a serviços modernos, contribui para a adesão ao tratamento e para o bem-estar emocional dos pacientes”, frisa o nefrologista.
Os novos equipamentos beneficiam ainda toda equipe técnica de profissionais atuantes no serviço, os residentes de nefrologia, o SUS e a própria instituição, trazendo avanços para o ensino e a pesquisa. O contato com equipamentos de última geração proporciona um aprendizado prático essencial, aprimorando habilidades. “Essa experiência prática não só enriquece suas habilidades técnicas, mas também proporciona uma compreensão mais aprofundada da fisiologia renal e da gestão clínica de pacientes em tratamento de diálise. Ademais, os residentes podem desenvolver habilidades críticas de análise e tomada de decisão em tempo real, aprimorando sua formação como futuros nefrologistas”, ressalta Paulo Suassuna.
Após o investimento inicial, a tecnologia da HDF-online tende a gerar economia a longo prazo. Ao reduzir complicações e internações hospitalares, o novo equipamento otimiza o uso de recursos do hospital e do próprio SUS, garantindo um tratamento mais eficiente e humanizado para a população de Juiz de Fora e região.
Visita parlamentar

Na manhã de segunda-feira, 07 de abril, a deputada Ana Pimentel esteve no HU para conhecer os equipamentos, que já estão em funcionamento e proporcionando assistência aos pacientes. “O Hospital Universitário é uma instituição pública que atende toda a nossa região com qualidade. Também é responsável pela formação dos estudantes na área de saúde. É uma instituição de qualidade, com profissionais que são referência para todo o país e pelo mundo. E, na área especialmente de pacientes renais crônicos, à qual essa emenda se destina, o HU é uma grande referência”, destaca.
No total, foram compradas quatro unidades de hemodiálise intermitente por hemofiltração (hdf), quatro unidades de sistema de osmose reversa portátil para hemodiálise e 29 unidades de unidade de hemodiálise intermitente convencional (hd).
Leia também:
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Lara Rezek (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes