Notícias
GESTÃO HOSPITALAR
Ebserh, Capes e Ministério da Saúde lançam Rede HU+ para pesquisa e extensão nos Hospitais Universitários Federais
A Rede HU+ foi criada para fortalecer a pesquisa aplicada e a formação de recursos humanos voltados à qualificação da atenção em saúde prestada pelos hospitais no âmbito do SUS. Foto: Freepik
Juiz de Fora (MG) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) anunciou a implantação do Programa Rede de Pesquisa e Extensão dos Hospitais Universitários Federais (Rede HU+). A ação prevê edital que irá selecionar 52 propostas de estudos na área da saúde desenvolvidos nos hospitais universitários federais vinculados à estatal e nas Instituições de Ensino Superior às quais esses hospitais estejam relacionados. O Rede HU+ faz parte de um acordo da Ebserh com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS). O edital já foi publicado e a submissão de propostas segue até 1ª de dezembro.
O Rede HU+ foi criada para fortalecer a pesquisa aplicada e a formação de recursos humanos voltados à qualificação da atenção em saúde prestada pelos hospitais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As modalidades que receberão financiamento de recursos para custeio e concessão de bolsas de iniciação compreendem extensão, mestrado, doutorado e pós-doutorado para potencializar também a integração entre as instituições de ensino superior e os hospitais universitários federias, que poderão compartilhar experiências e conhecimentos.
A previsão é que sejam investidos nos projetos R$ 75 milhões em cinco anos. As propostas deverão estar alinhadas a pelo menos um dos eixos estratégicos: saúde da mulher, saúde da população em situação de vulnerabilidade, saúde indígena, saúde digital, doenças negligenciadas, doenças raras e oncologia.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou a importância da cooperação no desenvolvimento dos projetos. “Essa iniciativa valoriza os hospitais da Rede Ebserh como locais que prestam um serviço fundamental para o SUS, mas ao mesmo tempo são locais de produção de conhecimento, fazendo pesquisa e inovação e, cada vez mais, fazendo a integração entre a área acadêmica das nossas universidades federais e os hospitais universitários geridos pela Ebserh”, afirmou.
Para o secretário adjunto da SECTICS, Eduardo Jorge Valadares, “quando conseguimos atrelar pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviço de saúde, além da capacidade diferenciada de gerenciar, é possível ter um ambiente favorável para mostrar como uma ação articulada traz benefícios para o país, não só na questão assistencial, mas na criação de empregos qualificados e na criação de oportunidades tecnológicas”.
Além da ampliação da produção científica e acadêmica, o Rede HU+ vai potencializar o impacto na comunidade e na saúde pública, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovações e um legado e sustentabilidade, com projetos de pesquisa e extensão que garantam continuidade.
A presidente da Capes, Denise Carvalho, lembrou a capacidade de produção do Brasil. “O Brasil produz muito na área de saúde pública, mas ainda não utiliza essa produção para benefício da nossa própria sociedade. Espero que, por meio dessas redes, possamos utilizar no próprio país essa produção científica. O que estamos fazendo é uma semente para responder às demandas da nossa sociedade e do SUS”, explicou.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP/UFJF) reconhece o edital Rede HU+ como uma oportunidade estratégica para fortalecer a integração entre ensino, pesquisa, inovação e assistência em saúde, salientou a pró-reitora Priscila de Faria. “Pela primeira vez, a UFJF poderá institucionalizar um projeto coletivo que reúne docentes dos programas de pós-graduação e trabalhadores do HU/Ebserh, atuando lado a lado em ações de pesquisa e formação. Essa iniciativa promove interdisciplinaridade, amplia a produção científica aplicada, fortalece as redes de colaboração. Em especial, acreditamos que seja uma forma de captação de recursos para celebrar e fortalecer este laço que estamos criando, planejando um futuro promissor para nosso hospital de ensino, reafirmando o compromisso da UFJF com o fortalecimento do SUS, a formação de profissionais qualificados e a produção de conhecimento com impacto social”, afirmou.
O gerente de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFJF/Ebserh, Thiago Nascimento, explicou que o HU-UFJF pretende mobilizar seus pesquisadores e equipes por meio de uma ação articulada entre a GEP e a PROPP/UFJF. O objetivo é estimular a formação de grupos interdisciplinares integrando profissionais do hospital e professores dos Programas de Pós-Graduação da UFJF, promovendo a construção coletiva de um projeto institucional vinculado ao Edital Rede HU+. No HU-UFJF, a mobilização está sendo realizada de forma participativa, com convite aberto aos empregados públicos da Ebserh.
Segundo o gerente, “o diferencial do HU-UFJF está na sua forte inserção acadêmica e na diversidade de cenários de prática integrados ao ensino, à pesquisa e à extensão. Como hospital de ensino, combina capacidade assistencial complexa, infraestrutura para pesquisa além de uma cultura institucional voltada à qualificação do SUS. Essa característica permite que o hospital se destaque como um laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções voltadas à melhoria da gestão hospitalar e à qualificação do cuidado em saúde. Com essa iniciativa, o HU-UFJF/Ebserh reafirma seu compromisso com a produção de conhecimento aplicado, a formação de profissionais altamente qualificados e o fortalecimento do SUS por meio de projetos colaborativos, multicêntricos e socialmente relevantes".
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
O Rede de Pesquisa e Extensão dos Hospitais Universitários Federais (Rede HU+) — CAPES
Por Geovana Oliveira, Letícia Justus e Raoni Santos, com edição de Alessandra Gomes
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh