Notícias
ENSINO E PESQUISA
Centro de Ensino Baseado em Simulação é reestruturado
Reestruturação envolve a aquisição de novos simuladores, adaptação do espaço físico e criação de cenários personalizados de acordo com as demandas dos setores do HU-UFJF. Foto: UCR 24
Juiz de Fora (MG) – O Centro de Ensino Baseado em Simulação (CEBS), ambiente destinado à formação de estudantes, residentes e profissionais da saúde, está passando por um processo de reestruturação no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa inclui investimentos em equipamentos, melhorias físicas e novas metodologias pedagógicas para auxiliar os profissionais que necessitem do espaço e para qualificar a assistência prestada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Anteriormente conhecido como Laboratório de Simulação Realística, o espaço foi criado para capacitação voltada às habilidades técnicas e comportamentais em cenários simulados. A reestruturação envolve a aquisição de novos simuladores, adaptação do espaço físico e criação de cenários personalizados de acordo com as demandas dos setores do HU-UFJF.
A reestruturação está alinhada com os objetivos do Mapa Estratégico do HU-UFJF/Ebserh. Segundo Thiago Nascimento, gerente de Ensino e Pesquisa, a renovação contribui com o ensino, pesquisa e assistência. “No ensino, fortalece a formação de estudantes e residentes, ao proporcionar experiências práticas utilizando metodologias ativas que aproximam teoria e prática. Na pesquisa, o espaço se consolida como polo de inovação, favorecendo estudos interdisciplinares e a produção de conhecimento sobre novas práticas de cuidado e educação em saúde. Já na assistência, o impacto ocorre através da possibilidade de desenvolvimento de atividades de educação permanente junto aos profissionais, possibilitando treinamentos simulados, que proporcionam maior segurança, habilidades técnicas e competências éticas, resultando em melhor qualidade e segurança no atendimento prestado à população”, explica.
De acordo com Sérgio Campos, chefe do Setor de Gestão do Ensino, há no Plano Diretor de Investimentos a destinação de recursos da ordem de R$275.000,00 para aquisição de simuladores e equipamentos para estruturação do CEBS. “As aquisições em planejamento para 2025 visam a ampliação da capacidade hoje instalada, por meio da aquisição de equipamentos de maior intensidade tecnológica e capacidade de atendimento a demandas transversais de desenvolvimento e avaliação de competências”, acrescenta.
Outra novidade no uso do espaço é o apoio profissional, a partir de agora, de uma pedagoga e de uma enfermeira, que passam a atuar como consultoras. Para a pedagoga Luiza Larcher, o objetivo da reestruturação é consolidar o espaço como centro de inovação de ensino e pesquisa, promovendo reflexão crítica e a construção coletiva do saber. “Nosso propósito é atuar tanto como propositores quanto como consultores de qualquer profissional docente que necessite da utilização desse espaço. Outro propósito é contribuir com estratégias de ensino e simulação para tornar aquele ambiente o mais qualificado e formativo possível, impactando diretamente no cuidado da prestação da assistência à saúde ao usuário”, destaca.
Além de fortalecer o ensino, o espaço busca se consolidar como ambiente de pesquisa e inovação, promovendo a integração entre teoria e prática. “Estruturar o CEBS significa organizar e padronizar processos de modo a alcançar toda a instituição. As simulações são fundamentais, pois possibilitam o aprimoramento da assistência em um ambiente seguro e controlado, ou seja, simulado. Dessa forma, contribuem diretamente para a qualificação do cuidado prestado ao paciente”, reforça Mariane Moura, enfermeira integrante da equipe.
Para apoiar esse processo, foi formado um comitê gestor composto por profissionais de diferentes áreas da saúde, incluindo gestores da Gerência de Ensino e Pesquisa e colaboradores do Hospital Universitário com experiência prévia em simulação em saúde. Além disso, para embasar o funcionamento, o comitê contará com especialistas do HU-UFJF para contribuir com a criação dos cenários de simulação.
A equipe tem passado por uma capacitação de métodos de ensino, com foco na criação desses cenários. As simulações passarão por validação, a fim de verificar sua adequação e garantir que os objetivos pedagógicos sejam alcançados, para que, assim, sejam replicadas nos treinamentos oficiais.
Como utilizar o CEBS
O acesso ao espaço, que fica no Unidade Santa Catarina, pode ser feito pelo link, no qual estão disponíveis as normas de funcionamento, o catálogo de simuladores, equipamentos e materiais, além de agenda de utilização. O Centro de Ensino Baseado em Simulação é mais um espaço de formação em saúde e qualquer docente da área pode utilizá-lo para realizar atividades de ensino e simulação.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Bruna Naiuri (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes