Notícias
REFORÇO
Bombeiros civis são contratados para reforçar segurança no Hospital Universitário
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contratou oito bombeiros civis em julho para atuarem na instituição. Esses profissionais vão trabalhar como suporte técnico e operacional, auxiliando na segurança e potencializando a força de trabalho da Brigada de Incêndio voluntária. A contratação foi realizada por meio de pregão, com investimento total previsto de R$ 753.173,40.
Para o gerente administrativo, Bruno Freitas, a chegada dos bombeiros civis traz ganhos significativos tanto para a segurança preventiva quanto para o atendimento a emergências, considerando as especificidades de um hospital universitário. “Eles colaboram com as rondas para identificação de princípio de incêndio, mapeamento das condições das rotas de fuga, capacitações para a comunidade interna e brigada de combate a incêndio e prontidão para início do combate a incêndio”, pontua.
A chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Débora Bhering, reforça a importância da atuação dos novos profissionais. “No contexto hospitalar, em que há alto fluxo de pessoas, presença de equipamentos sensíveis, gases medicinais e pacientes vulneráveis, a atuação desses profissionais é essencial para garantir a segurança de todos”, explica.
Principais medidas de segurança desempenhadas pelos bombeiros civis
O bombeiro civil Christiano Vieira Leandro cita as principais atividades realizadas pelos profissionais que vão atuar no HU: rondas preventivas para identificação de riscos e irregularidades relacionados à segurança contra incêndio e pânico; atuação imediata em casos de princípio de incêndio, vazamentos de gases ou produtos químicos e outras situações emergenciais; prestação de primeiros socorros até a chegada da equipe médica, quando necessário; apoio em evacuações de emergência, assegurando a integridade física de pacientes e colaboradores; inspeção e manutenção preventiva dos equipamentos de combate a incêndio; participação em treinamentos e simulados internos de emergência, e evacuação e apoio às atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e da Brigada.
Saiba mais
Segundo a Portaria nº 73 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, datada de 15 de dezembro de 2023, hospitais com mais de 50 leitos são obrigados a contratar dois bombeiros civis por turno, com o objetivo de reforçar a segurança contra incêndios e o atendimento a emergências nesses locais.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos e edição de Alessandra Gomes
Coordenadoria de Comunicação Social / Ebserh