Notícias
JANEIRO BRANCO
Ações de conscientização sobre saúde mental são realizadas no HU-UFJF
Juiz de Fora (MG) – O primeiro mês do ano é tema de campanha de conscientização sobre a saúde mental e emocional. O Janeiro Branco tem como objetivo alertar sobre a importância de cuidar da mente e prevenir doenças como ansiedade, estresse, pânico e depressão. Embora a campanha seja em janeiro, o autocuidado deve ser uma preocupação constante.
Durante todo o ano de 2024, por exemplo, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contou com ações realizadas para a promoção da saúde mental.
Essas atividades foram promovidas pela psicologia organizacional do HU-UFJF, com rodas de conversas mensais feitas em todos os setores das Unidades Dom Bosco e Santa Catarina em todos os turnos. Denominadas “Reflexões com a POT” (Psicologia Organizacional e do Trabalho), essas conversas propuseram uma pausa e análise acerca de alguns pilares importantes para o bem-estar.
“Foram abordados diversos assuntos relacionados à saúde mental, como: cultivo de emoções e das relações positivas, hábito da meditação, cuidado com a espiritualidade/religiosidade, rotina do autocuidado, importância da prática de exercícios físicos, dentre outros”, relata Caroline Teixeira, psicóloga organizacional do HU-UFJF.
Ao todo, foram realizadas 77 rodas de conversa, com a participação de 647 colaboradores. A psicóloga enxerga positivamente o término da ação: “Ao fim das rodas, sempre havia colaboradores que expressavam gratidão por ter participado daquele momento, e pediam mais atividades do tipo”.

Além do público interno, o trabalho se estendeu para à comunidade a partir das redes sociais. Desde janeiro de 2024, a cada mês foi realizada uma postagem no Instagram do HU-UFJF com uma dica de saúde mental. A ação teve a parceria da Unidade de Comunicação Regional 24, para ajudar as pessoas a implementarem as dicas no dia a dia.
O trabalho também contemplou campanhas como Agosto Positivo e Setembro Amarelo. O Agosto Positivo visou a construção de um ambiente de trabalho mais agradável, com meditações guiadas e o incentivo a formalização de elogios. E, a fim de conscientizar e prevenir o suicídio, o Setembro Amarelo teve a distribuição de laços amarelos, sementes de girassol e cartõezinhos aos colaboradores. Também houve um dia D, quando as pessoas foram estimuladas a ir trabalhar de amarelo.
Para 2025, a intenção é continuar com essas conversas com as lideranças, visando trabalhar emoções e habilidades gerenciais, mediação de conflitos e aplicação de feedbacks construtivos. Esse trabalho será realizado em parceria com a pedagoga da instituição. “Precisamos também valorizar a qualidade de vida e a saúde mental dos gestores, para que eles possam contribuir para uma boa administração das emoções e processos de saúde de suas equipes”, ressalta Caroline.
Existem grandes desafios na rotina que podem impedir o autocuidado à saúde mental, mas com um clima organizacional seguro e agradável, aos poucos cada colaborador consegue implementar estratégias e planos que a médio e longo prazo farão grande diferença, finaliza a psicóloga.

Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Esther Teodoro (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes