Notícias
COMEMORAÇÃO
HU Revista completa 50 anos
Juiz de Fora – A HU Revista está completando 50 anos. Ela é a publicação científica oficial do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Criada em 1974 como HE Revista, tinha como missão divulgar à comunidade científica o conhecimento gerado pelas pesquisas do então Hospital Escola e da Faculdade de Medicina da UFJF.
Em plena Ditadura Civil-Militar, o editorial da primeira edição foi censurado. Até 2016, era impressa, e foi trimestral até 2019, passando a adotar publicação contínua em 2020. O fluxo editorial da revista é feito pelo Open Journal System (OJS). O periódico conta com um comitê editorial multiprofissional, composto por profissionais das áreas das Ciências da Saúde, Ciência da Informação e Ciências Humanas.
Atualmente, a publicação possui qualificação B3, conforme a avaliação Qualis/CAPES (2017-2020). Além disso, é considerada diamante pela plataforma Miguilim do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Tais conquistas reforçaram o papel da revista como veículo de divulgação científica, ampliando o alcance dos artigos publicados.
Nos últimos anos, a HU Revista modernizou seu formato e se adaptou às demandas do meio digital. Para tanto, investiu em sua presença digital nas redes sociais e criou um formato de visual abstract para ampliação da divulgação científica. Com foco na democratização da ciência, o periódico se posiciona como um canal para a divulgação das produções acadêmicas de Minas Gerais e outras regiões do Brasil, além de países como Itália, México e Portugal, destacando-se como publicação do Movimento Ciência Aberta.
Importante destacar que a revista é indexada em importantes bases de dados, como LILACS, DOAJ, Google Acadêmico, OasisBR e LatinIndex. Apesar dos desafios enfrentados ao longo do caminho, a HU Revista consolidou-se como uma importante publicação na área de saúde, representando o compromisso contínuo do HU-UFJF com a ciência e a educação.
Em comemoração ao cinquentenário, uma cerimônia reuniu equipe editorial, ex-colaboradores, além da comunidade hospitalar e acadêmica no dia 11/12 no Auditório Gilson Salomão, no HU Santa Catarina. A mesa de abertura contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria, do superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo, e do gerente de Ensino e Pesquisa, José Otávio Corrêa. O superintendente lembrou dos momentos difíceis da revista, inclusive com crise de financiamento, sem recursos até para a impressão. “O desafio era mantê-la viva, mas a revista foi, mesmo nessa época, um caminho de publicação às residências médicas, e era obrigatória para os residentes a publicação da monografia final. Várias pessoas contribuíram, e graças a elas, o HU-UFJF é um dos poucos hospitais da rede Ebserh que possui uma revista vinculada ao hospital, o que é muito importante para os alunos e residentes. Hoje, melhorou muito, mas graças aos que fizeram um trabalho muito árduo para que a revista se mantivesse por 50 anos”, ressalta Dimas Araújo.
Para José Otávio Corrêa, “celebrar cinco décadas da HU Revista de modo ininterrupto é mais que comemorar um marco na produção cientifica regional. É relevante o seu papel como ponte entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes, promovendo o conhecimento e divulgando a ciência. Apesar dos desafios enfrentados, temos que celebrar as conquistas, avanços e vitórias. A HU Revista se consolidou como importante publicação na área de saúde, crescendo e atingindo hoje a nível nacional. A colaboração de profissionais de instituições e áreas diferentes possibilita que o periódico se mantenha atual e focado nas melhores práticas de editoração cientifica, assegurando qualidade nas publicações”.
Priscila de Faria complementou com a afirmação de que “comemorar os 50 anos do HU Revista é comemorar o compromisso da Universidade com a disseminação do conhecimento e a promoção da ciência. Esse é um momento de grande alegria e reconhecimento das conquistas, inovações e aprendizagens que marcam a nossa trajetória. É a consolidação de uma história em que a Universidade entende a importância da pesquisa e do ensino”.
Após a mesa de abertura com as autoridades, houve duas rodas de conversa com ex-editores e colaboradores da HU Revista, mediadas por José Otávio Corrêa e pela professora Ligia Menezes do Amaral. Também foram exibidos dois vídeos, um contando a história da HU Revista e outro com depoimentos de autores que tiveram seus artigos como os mais baixados no portal da revista.
Assista ao vídeo AQUI
Confira os depoimentos:
Ângela Maria Gollner
A médica e ex-gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF relembrou a história da revista e dos desafios enfrentados para a sua reestruturação em meados de 2007: “Quando assumi a função de editora-chefe, todo o serviço de assistência passava por uma crise, e meu trabalho foi reerguer a HU Revista, e para isso eu precisava de bons profissionais, que mais tarde viraram bons amigos. E mesmo com as dificuldades e as críticas vindas, tivemos várias conquistas, dentre elas, o grande marco que foi o Decreto Lei 7.082, que instituiu o programa de reestruturação dos hospitais de ensino superior. Ele foi essencial para continuarmos, a partir de recurso financeiro enviado aos hospitais universitários, estimulando as áreas de ensino, pesquisa e extensão”.
Hélady Sanders Pinheiro
A médica nefrologista e professora da UFJF abordou os processos implementados e o caminho percorrido enquanto editora-chefe durante o período de 2018-2023, mostrando os resultados de sua gestão. “Nós tínhamos não só o objetivo de existir, mas existir com qualidade. As conquistas desse período se refletem hoje, com a publicação contínua e nosso trabalho de qualidade, que está indexado em oito bases de dados. A sensação que tive quando deixei a revista foi de que estávamos terminando um caminho e entrando em outro, e acredito que esse é um caminho não está pronto, mas podemos continuar melhorando. Além disso, devemos ter resistência, e isso é impossível de fazer sozinho. Acho que se chegamos até aqui é porque nunca estivemos sozinhos”.
Isabel Cristina Gonçalves Leite
A dentista, professora e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF ressaltou a vitória que é manter um periódico: “atitudes como essa promovem a visibilidade do que fazemos e destaca temas de visibilidade regional, porque é uma revista que fala da nossa realidade, da comunidade local. Quando temos um espaço para esse público, valorizamos e incentivamos a pesquisa local, dando a oportunidade ao ensino público de mostrar os seus frutos. Isso é de uma importância enorme porque impacta diretamente a nossa comunidade”.
Daniel Amaral Alves Marlière
O dentista e professor da UFJF afirmou que "A inserção do HU Revista nas redes sociais é uma forma de abrir os olhos dos alunos da graduação para a escrita científica e o mundo acadêmico. Ajuda a fazer com que eles percebam que é possível transmitir informação de forma acessível, mas com qualidade".
Danielle Guedes Andrade Ezequiel
A médica e professora da UFJF pontuou que "a HU Revista foi o que meu deu a motivação para seguir na carreira acadêmica. A oportunidade que o HU Revista abre de podermos escrever sobre o dia a dia do atendimento acaba por gerar saberes que transformam a prática clínica dos que vêm depois de nós".
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.