Notícias
COVID-19
Estratégias de abastecimento auxiliaram HU durante a pandemia
A pandemia da Covid-19 trouxe muitas implicações para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH), dentre elas os desafios para manter o hospital abastecido com equipamentos de proteção individual (EPIs) e medicamentos em função da grande demanda mundial.
No Setor de Farmácia, chefiado por Eunice Baeta, houve uma preparação para o enfrentamento da pandemia. Eunice conta que estratégias foram criadas como o abastecimento e um monitoramento semanal de consumo e cobertura do estoque. Com isso, pode-se observar que, no período entre maio e julho, houve um aumento do uso desses medicamentos devido à elevação na taxa de ocupação dos leitos da UTI Covid, mas, mesmo assim, o hospital não ficou desabastecido. Essas ações da Farmácia continuam sendo implantadas, já que a pandemia continua, enfatiza.
Com relação aos preços dos medicamentos, Eunice Baeta relata que há um processo licitatório que permite consultar os valores no mercado e contestar caso haja incoerência. Isso auxilia na hora de adquirir as medicações por um preço mais justo.
Camila Miranda, chefe do Setor de Suprimentos do HU, afirma que está sendo um desafio manter o hospital abastecido com os insumos necessários para o seu funcionamento. Além disso, ela explica que as equipes ficaram muito sobrecarregadas com as demandas nos processos de compras. Outras dificuldades enfrentadas para manter os estoques foram atrasos em entregas e oscilação de preços, por causa da alta demanda e o aumento do dólar. No entanto, conforme Camila, “com muito comprometimento e esforço, conseguimos não deixar faltar nenhum material ou EPI, garantindo a continuidade do cuidado e das atividades desenvolvidas na instituição”, conclui.
Colaborou: Bolsista Juliana Gonçalves