Notícias
HOMENAGEM
Medalha JK homenageia coordenadora do Ambulatório do HU
Maria Helena Barcellar, coordenadora do Ambulatório do HU-UFJF/Ebserh, recebeu em cerimônia on-line a maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ela foi agraciada junto com outras 25 pessoas, indicadas por unidades acadêmicas e da Administração Superior da UFJF. O evento marca o encerramento das comemorações voltadas aos 60 anos da Universidade .
“Eu fiquei extremamente feliz quando fui indicada para receber a Medalha JK. É um reconhecimento que me deixou emocionada, e ainda deixa, porque é um reconhecimento de muitos anos de trabalho, de ver a trajetória também de tantos profissionais que estão aqui comigo. Foi muito importante, e fiquei honrada em merecer essa medalha”, comemora Maria Helena.
Segundo ela, o Hospital Universitário foi um grande aprendizado desde o início, já que entrou na instituição muito nova e vivenciou várias situações que contribuíram para o seu crescimento pessoal e para a vivência também fora do HU. Além disso, lembra que fez diversas amizades que permanecem com ela até hoje, inclusive pessoas já aposentadas. “Acho que qualquer pessoa que trabalha na área da saúde e que lida com pacientes, pessoas adoecidas, tem uma grande experiência de vida. Talvez ele possa compreender melhor as pessoas de uma maneira geral. Então, o Hospital Universitário me deu essa vivência: saber ouvir, saber entender, saber compreender, isso foi um grande aprendizado para mim”, emociona-se.
Maria Helena Barcellar foi admitida na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982 como auxiliar administrativa, posteriormente passou a assistente administrativa. O primeiro posto de trabalho foi na Recepção do Ambulatório, onde permaneceu por aproximadamente 20 anos. Neste período, cursou a Faculdade de Direito e fez pós-graduação também na área do Direito, exercendo a chefia do Setor. Além do Ambulatório, trabalhou na fisioterapia, na gastro-endoscopia e no centro cirúrgico. Posteriormente, foi convidada pelo superintendente do HU, Dimas Araújo, a assumir a Coordenação do Ambulatório na Unidade Dom Bosco, permanecendo neste cargo até o presente momento.
Sobre a Medalha JK
A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira foi criada pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2003 para homenagear ex-alunos da instituição que se projetaram no cenário nacional, a partir dos anos 1960. Em 2016, a honraria foi estendida aos docentes, técnico-administrativos em educação e, ainda, a pessoas da comunidade que tenham prestado importantes serviços à Universidade.