Notícias
ANIVERSÁRIO UFU
UFU: 47 anos de história, ciência e compromisso com a comunidade
Imagem: Leidiane Campos
Neste 24 de maio, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) celebra 47 anos, consolidando-se como um dos principais centros de ensino, pesquisa e extensão do Brasil. Sua trajetória é marcada por avanços significativos na educação superior e na promoção da saúde pública, com destaque para o Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU), que integra ensino, assistência e inovação científica.
Uma história de transformação
A história da instituição começou na década de 1950, com a criação do Conservatório Municipal de Uberlândia, em 1957, a primeira escola de ensino superior da cidade. Nos anos seguintes, outras faculdades foram fundadas, incluindo a Faculdade de Engenharia em 1961. Em 1969, essas instituições se uniram para formar a Universidade de Uberlândia (UnU). Em 24 de maio de 1978, a UnU foi federalizada, passando a se chamar Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
"Celebrar 47 anos de federalização da UFU em um cenário desafiador como o atual é uma reafirmação da sua história de força e resiliência. Mesmo em meio a desafios, seguimos trabalhando para oferecer nossos melhores esforços a todas e todos que veem a UFU como referência! Vida longa à nossa querida Universidade Federal de Uberlândia”, diz o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.
A UFU desenvolve projetos de pesquisa e extensão com foco em demandas sociais, econômicas e ambientais. A universidade mantém parcerias com órgãos públicos, instituições científicas e organizações da sociedade civil, além dos serviços em saúde que atendem a cidade e mais 27 municípios do Triângulo Norte.
HC-UFU/Ebserh: excelência em saúde e ensino
O Hospital de Clínicas da UFU, inaugurado em 1970 e atualmente gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferece atendimento de qualidade à população através do Sistema Único de Saúde (SUS) e serve como campo de prática para estudantes e profissionais da saúde.
“Celebrar o aniversário da UFU é reconhecer o impacto direto que ela tem na vida das pessoas, sendo hospital um exemplo disso: por meio da universidade, conseguimos aliar ensino, pesquisa e atendimento de excelência à população. Cada conquista da UFU é também uma vitória para a comunidade que ela serve”, comenta o superintendente do HC-UFU/Ebserh, André Luiz de Oliveira.
A integração entre universidade e hospital é um dos pilares que promove não apenas a formação qualificada de profissionais da saúde, mas também o fortalecimento do SUS por meio da inovação e da assistência humanizada.
A recente a inauguração do novo bloco hospitalar, o 8DJU, representa um marco na infraestrutura da instituição, que visa atender diversas demandas do SUS de média e alta complexidade.
Ao longo dos anos, a UFU tem consolidado sua missão de servir à comunidade, não apenas por meio de serviços de saúde de qualidade, mas também pelo desenvolvimento de pesquisas que impactam a sociedade. A celebração de mais um aniversário é uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a educação, a ciência e o bem-estar coletivo.
Rede Ebserh
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.