Notícias
RECONHECIMENTO
Serviço de Atenção Domiciliar do HC-UFU conquista premiação nacional
A Unidade de Atenção Domiciliar e dos Cuidados Paliativos (UADCP) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) recebeu, no último fim de semana, o prêmio de 1° lugar na apresentação oral da pesquisa: “Óbito domiciliar: quando a finitude encontra o cuidado”. O trabalho foi apresentado no 19º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar pela médica geriatra, Nielly Cristine Ribeiro. O evento foi realizado pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, nos dias 07 e 08 de julho, em São Paulo.
A pesquisa vencedora abordou o cuidado e a assistência promovidos pela UADCP aos pacientes que recebem atendimento domiciliar. “O objetivo da Unidade é promover o cuidado desde a admissão na assistência domiciliar até a alta ou óbito”, explica Nielly em seu trabalho. Nesse sentido, a equipe, que é multidisciplinar, atenta-se para respeitar os valores e vontades de cada paciente e, caso haja tenha interesse e desejo de manter-se em casa até o desfecho final, “realiza assistência ao óbito domiciliar, de forma digna”, destaca a médica.
De março de 2022 a março de 2023, ocorreram 33 óbitos em domicílio de pacientes atendidos pela UADCP. O processo de fase final da vida é acompanhado de perto, com visitas mais frequentes dos profissionais, que promovem o suporte necessário ao contexto biopsicossocial do paciente. De acordo com Nielly, “são realizados procedimentos quando necessários, como analgesia contínua por bomba de infusão, punção de acesso venoso periférico ou hipodermóclise, e sedação paliativa, com intuito de controle de sintomas”. Além disso, também são realizados o acolhimento e a escuta ativa, não somente do enfermo, mas também dos familiares, “proporcionando dignidade e conforto no processo de morte”, explica.
Além do trabalho vencedor, que concorreu com mais de 440 inscritos, a equipe da UADCP enviou mais seis projetos desenvolvidos pelos profissionais da unidade, apresentados entre a modalidade pôster e oral, fundamentados na avaliação dos pacientes acompanhados pelo serviço. Entre as temáticas abordadas nos trabalhos, estavam: oxigenoterapia domiciliar prolongada, covid-19, telemonitoramento de ventilação não invasiva, Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), apneia obstrutiva do sono e saúde cardiovascular de cuidadores.
Serviço de Atenção Domiciliar do HC-UFU
Desde 1996, o Serviço tem o papel de favorecer a desospitalização dos pacientes internados no HC-UFU que possuem indicação de assistência domiciliar e, há 10 anos, integra o Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde (MS). O Serviço, que é referência nacional de Atenção Domiciliar, atende atualmente mais de 100 pacientes domiciliares e 300 pacientes a nível ambulatorial. Sua equipe é multiprofissional e realiza atendimentos diariamente, das 7h às 21h.