Notícias
HORA DA VIRADA DO HC-UFU
Projeto Hora da Virada do HC-UFU é lançado
Novos ares, novas relações, novas perspectivas e novos desafios. Este foi o impulso necessário para a criação da campanha “Hora da Virada”, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh). O projeto, que começou desde o início do mês de maio, é uma iniciativa do Setor de Governança e Estratégia (Segov) e irá promover uma série de ações que vão de encontro ao novo momento vivido pelo hospital, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Com a transição de gestão, houve alteração de muitos processos e relações institucionais. Por esse motivo, a proposta é “promover estratégias que dialoguem com o novo ciclo que se inicia no Hospital”, como explica a chefe do Segov, Dayana Fonseca. Nesse sentido, as ações da campanha visam trazer leveza, bem-estar e valorização para as equipes que, desde o início da transição, têm passado por muitas mudanças. “Entre as ações que preparamos, buscamos destacar a importância daqueles que estão chegando agora, além de ressignificar as experiências dos que permanecem”, reforça a idealizadora.
O projeto Hora da Virada busca ainda destacar a história e a importância do HC-UFU, as experiências adquiridas nestas cinco décadas, sem deixar de enxergar e oferecer oportunidades para a construção de novas histórias. “Temos uma diversidade muito grande de profissionais e muitas possibilidades neste novo ciclo, por isso, cada ação será conduzida pelas lideranças do hospital, que estão inseridos no dia a dia das equipes”, finaliza Dayana.
Ao todo, estão previstas oito ações que contemplam bem-estar e integração das equipes.
Estação do Conhecimento - Florence Nightingale
A primeira ação do projeto Hora da Virada irá beneficiar diretamente as equipes de enfermagem. Planejada e preparada para promover a qualidade da assistência de enfermagem no HC-UFU/Ebserh, a Estação do Conhecimento – Florence Nightingale contemplará atividades de qualificação de curta duração para o aprimoramento profissional das equipes de enfermagem.
“Este é o momento ideal para lançarmos a Estação do Conhecimento, já que comemoramos recentemente a Semana de Enfermagem. É um presente para nossos profissionais estarem sempre bem preparados para desenvolver um excelente trabalho”, orgulha-se Mary Angela Meneses Sanches, chefe da Divisão de Enfermagem (DENF) do HC-UFU.
Em meio às recentes mudanças na estrutura das equipes de enfermagem, é fundamental a realização de ações de atualização das práticas assistenciais no hospital. Desta forma, o conteúdo dos treinamentos que serão oferecidos na Estação do Conhecimento – Florence Nightingale será baseado em documentos que norteiam a assistência de enfermagem no HC-UFU. Espera-se que este espaço seja a referência para que os profissionais possam buscar auxílio sobre as práticas assistenciais do dia a dia.
Segundo Iolanda, chefe da Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem (UAGENF) e uma das enfermeiras que está à frente desta ação, a Estação do Conhecimento - Florence Nightingale, será um espaço destinado à equipe de enfermagem do hospital, com o objetivo principal de promover a recepção, acolhimento humanizado e qualificação destes profissionais. Por meio dessa acolhida e formação, conta Iolanda, “poderemos proporcionar maior segurança para nossa equipe e, consequentemente, para os pacientes atendidos em nossa instituição”.
A expectativa é que, com essa estação, a Divisão de Enfermagem do HC-UFU realize capacitações teóricas e simulações realísticas que colaborarão para o aperfeiçoamento da equipe de enfermagem. Além disso, “a Estação propiciará a promoção de discussões sobre melhores práticas, baseadas nas melhores evidências científicas e, assim, contribuirá com a validação e elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e protocolos assistenciais, o que auxiliará na prestação de uma assistência mais qualificada e segura”, explica Iolanda.
Além disso, de acordo com a chefe da UAGENF, a Estação do Conhecimento – Florence Nightingale também incentivará as práticas de educação permanente na instituição e promoverá o engajamento voluntário ao quadro de facilitadores internos, com expertises variadas. Essas ações, salienta Iolanda, “irão enriquecer a diversidade de parceiros na condução das capacitações internas do hospital, destacando a importância de uma cultura de valorização do ensino institucional”.
Fomento à educação permanente e continuada no HC-UFU
A educação permanente é uma prática de ensino-aprendizagem que valoriza e dá enfoque às situações e aos processos do ambiente e contexto de trabalho, onde são realizadas problematizações da realidade para construir novos saberes entre os profissionais dentro das instituições. Dessa forma, a produção de conhecimento se dá no cotidiano das instituições e considera as questões do trabalho e a resolução de problemas como temática principal para a melhoria do ambiente de trabalho.
A educação continuada se define pela continuidade de uma formação inicial e leva em consideração o desejo e a necessidade de constante qualificação do indivíduo. Esse conceito prega que sempre é possível aprender algo novo durante a vida, e que toda atividade de aprendizagem pode ser realizada em diferentes lugares e tempos.