Notícias
NOVEMBRO ROXO
Programação especial no HC-UFU marca o mês dedicado à conscientização sobre prematuridade
No Brasil, cerca de 12% dos nascimentos ocorrem antes das 37 semanas de gestação, o que equivale a, aproximadamente, entre 300 mil e 340 mil bebês prematuros por ano, segundo o Ministério da Saúde. Para marcar o Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reforça ações voltadas ao cuidado, ao acolhimento e à atenção especializada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2024, 231 bebês prematuros foram internados na UTI Neonatal do hospital e, de janeiro a outubro de 2025, o número de atendimentos chegou a 183. Além de todo o atendimento humanizado, a unidade prioriza o Método Canguru, que incentiva o contato pele a pele entre bebê e pais, fortalecendo o vínculo afetivo e contribuindo para o ganho de peso, a estabilidade clínica e o desenvolvimento neurológico. O cuidado é multiprofissional, envolvendo neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos clínicos.
Além do cuidado diário, o HC-UFU realizou uma semana com programação especial para celebrar o mês dedicado à campanha, com atividades que contemplam ações de conscientização, oficinas com as famílias, sessão de fotos dos bebês da unidade e palestras. As atividades ocorreram entre segunda-feira (10) e sexta-feira (14), em diferentes horários.
Sobre a prematuridade
Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Conforme a idade gestacional, são classificados como extremamente prematuros (menos de 28 semanas), muito prematuros (entre 28 e 31 semanas) e moderados (entre 32 e 36 semanas). Quanto menor a idade gestacional, maior a complexidade do cuidado.
Entre os principais fatores associados ao parto antes do tempo, estão as infecções maternas, hipertensão na gestação, diabetes gestacional, gemelaridade (gravidez de gêmeos ou múltiplos), malformações fetais e alterações uterinas.
Uma campanha global pela esperança
O Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, é uma das maiores campanhas globais de saúde pública, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por entidades de diversos países. Em 2025, o tema “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes” reforça a importância de oferecer aos prematuros um início de vida com cuidado especializado, humanizado e contínuo, desde os primeiros momentos após o nascimento, passando pela internação na UTI Neonatal, até o seguimento nos primeiros anos de vida.
A cor roxa, símbolo da campanha, representa a sensibilidade e individualidade características dos bebês prematuros. O roxo também simboliza transformação e renovação, justamente pelo caminho que essas crianças percorrem ao nascer antes do tempo, marcado pela superação e pelo crescimento desses “pequenos guerreiros”.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elenita Araujo e Maria Carolina Frigo Maschio
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh