Notícias
EVENTO
HC-UFU/Ebserh promoverá programação em alusão ao Dia Mundial de Lesão por Pressão
Imagem: Freepik.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará no dia 19/11, das 7h às 19h, um evento em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, voltado para toda a comunidade hospitalar. A programação inclui brincadeiras, brindes, simulação realística com bonecos e rodas de conversa, que já vêm sendo realizadas. Dia 19, no período da manhã, o evento acontecerá no saguão principal, e à tarde, no espaço do novo bloco (8DJU).
Lesão por Pressão (LPP) é também conhecida como escara ou úlcera de pressão. Durante uma internação, a LPP aumenta o risco de morbidade e mortalidade do paciente, o tempo de internação, o risco de sepse e os custos hospitalares. A data é lembrada na terceira quinta-feira do mês de novembro. Neste ano, será dia 20/11, feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei nº 14.759/2023. Por isso, o evento de conscientização no HC-UFU acontecerá no dia 19/11.
Rodas de conversa
“Nas últimas duas semanas, foram realizadas rodas de conversa nos setores de internação. É um momento em que a gente conversa com os colaboradores da Enfermagem, para sensibilizar sobre a importância de realizar medidas simples, como a mudança de decúbito (posicionamento do paciente na cama), a elevação de calcâneo (levantar os calcanhares), além de estimular a nutrição e a hidratação via oral, orientar os pacientes e os acompanhantes e cuidadores sobre esses cuidados, para evitar as feridas. O nosso objetivo é evitar esse tipo de lesão durante a internação. Depois do evento, vamos continuar com as rodas de conversa”, contou Roberta Silmara, coordenadora da Comissão de Pele (Compele) do HC –UFU.
Este ano, o evento contará com a participação de alguns membros da equipe interdisciplinar: profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, além de médicos, enfermeiros e estudantes. Os alunos irão vestir jalecos customizados e visitar os setores, convidando a comunidade hospitalar presente para descer até o saguão e participar das brincadeiras. Dentre as atividades no saguão, estão previstos jogos, com premiação e brindes.
“Vamos fazer um tapete, que é a trilha da prevenção da lesão por pressão, com os desenhos das principais medidas, dentre elas: avaliação de pele, nutrição, hidratação, mudança de decúbito, manejo da umidade, educação de familiares, cuidadores e pacientes, e faremos um caminho, para que os colaboradores e os pacientes transitem por essa trilha. Também iremos colocar um boneco para fazer a simulação realística, para tirar dúvidas dos colaboradores e demonstrar, para as pessoas que não conhecem o assunto, o que são essas medidas”, enfatizou Roberta.
O evento também contará com a apresentação e exibição de um vídeo produzido pelos alunos da Liga de Enfermagem, abordando medidas simples, voltado para a comunidade interna do HC-UFU. Todas as atividades do dia 19/11 serão realizadas pela Compele, em parceria com a Liga Acadêmica de Enfermagem em Feridas (LIENFE) da UFU.
Compele
A Comissão de Pele do HC-UFU é um grupo de pessoas da equipe interdisciplinar – enfermeiros, médicos e farmacêuticos –, que trabalham com prevenção, avaliação, tratamento de feridas e estomas (abertura cirúrgica no corpo para exteriorizar uma víscera). A Compele faz consultoria quando a equipe assistencial, que está ligada diretamente ao cuidado do paciente, solicita apoio na condução do tratamento de uma ferida ou estoma. A Compele atua junto com a equipe assistencial, para garantir o melhor tratamento para o paciente.
“Eu já estou na comissão há oito anos. Nesse período, foram construídos muitos procedimentos operacionais padrões, protocolos, fluxogramas, documentos institucionais, além da padronização de materiais, que são tecnologias de ponta para atendimento de feridas. Hoje, aqui no HC-UFU, é padronizado o colchão pneumático, com a espuma de poliuretano com silicone, que é colocado em proeminências, para diminuir a pressão e o atrito. Também são padronizadas as coberturas para tratar a lesão, quando ela aparece. Hoje, o HC-UFU também conta com o uso da terapia por pressão negativa controlada, que é uma tecnologia ainda pouco utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda temos muito que evoluir, pois são muitos materiais novos no mercado para categorizar. Mas eu fico feliz em ver que a gente já tem muitos resultados”, concluiu Roberta.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh