Notícias
JANEIRO BRANCO
HC-UFU/Ebserh apoia a campanha nacional de saúde mental
A Campanha Janeiro Branco é um movimento de conscientização da população sobre a saúde mental, um direito e uma necessidade de todos. Criada em 2014, em Uberlândia (MG), a campanha nasceu do desejo de transformar silêncio em diálogo e cuidado, segundo o Instituto Janeiro Branco. O movimento ganhou âmbito nacional com a Lei nº 14.556, de 25 de abril de 2023. O tema da campanha Janeiro Branco em 2026 é: Paz, Equilíbrio e Saúde Mental.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apoia a campanha nacional e realiza ações de promoção da saúde mental e emocional do trabalhador. “Ao se tratar de profissionais de saúde, o próprio ambiente hospitalar, traz um risco psicossocial. Existem algumas ações de prevenção, como o Projeto Acolhe, que oferece uma escuta qualificada e um espaço para o acolhimento dos trabalhadores, ações que irão trazer mais visibilidade e cuidado para a saúde mental dos trabalhadores do HC -UFU”, afirma Maylla Rosa da Silva, psicóloga organizacional e do trabalho no HC-UFU.
Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado (2025). Transtornos mentais são a segunda maior causa de incapacidade a longo prazo, depois de problemas na coluna vertebral. O Brasil registrou o maior o número afastamentos do trabalho por transtornos mentais em pelo menos dez anos: mais de 470 mil afastamentos em 2024, segundo dados do Ministério da Previdência Social.
PROCURE AJUDA PROFISSIONAL
É necessário estar atento a sinais como alteração no sono ou falta de apetite, desânimo, perda de prazer, irritabilidade excessiva, cansaço físico e mental, isolamento social e sentimentos negativos recorrentes. Esses são pontos de atenção e indicam que o indivíduo precisa buscar ajuda de um profissional da área da Saúde Mental.
Infelizmente, ainda existem barreiras sociais e resistências na hora de se posicionar e buscar ajuda profissional, e este tabu precisa ser vencido. “As pessoas podem se isolar e hesitar em buscar ajuda, devido ao medo do próprio preconceito e medo de julgamentos que ainda existem, ao se tratar de saúde mental”, aponta a psicóloga.
“Estar atento aos sinais, e ter este cuidado consigo mesmo e com o outro, salva vidas. Alguns tratamentos precisam da intervenção medicamentosa ou acompanhamento com o psicólogo para o desenvolvimento do autoconhecimento e de estratégias para lidar com as dificuldades”, pontua Maylla.
DICAS
“Todo início de ano traz reflexões, planos e expectativas. Mas, muitas vezes, esquecemos de cuidar de quem sustenta tudo isso: a nossa saúde mental. O Janeiro Branco existe para lembrar que falar sobre sentimentos, emoções e bem-estar é um ato de cuidado e de prevenção. É um convite para olharmos com mais cuidado para a nossa saúde mental. Como psicóloga, reforço que ansiedade, estresse e tristeza não são fraquezas — são sinais de que precisamos de atenção e cuidado. A saúde mental merece atenção o ano todo. Pequenas atitudes diárias fazem grande diferença na qualidade de vida. Cultive relações saudáveis, fale sobre os seus sentimentos, não ignore as suas emoções, respeite seus limites, faça pausas, desacelere e busque ajuda profissional. Falar sobre saúde mental e buscar ajuda é um ato de prevenção e qualidade de vida”, finalizou Maylla Rosa da Silva.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh