Notícias
HC-UFU celebra o Dia Nacional da Humanização e reforça compromisso com práticas humanizadas no SUS
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrará o Dia Nacional da Humanização somando 23 anos de ações com foco no acolhimento, solidariedade e promoção da saúde. A data é lembrada no Brasil dia 29 de novembro, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), para promover a humanização do atendimento em saúde, no ambiente de trabalho e na assistência ao paciente, com respeito, dignidade e empatia, que vai além do tratamento da doença.
A data está ligada à Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS, também conhecida como HumanizaSUS, que busca aproximar pessoas e melhorar a assistência à saúde. Em alusão ao dia, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HC-UFU realizará, no dia 27 de novembro, uma apresentação voltada para a comunidade hospitalar com um consolidado das ações realizadas nestes 22 anos de política instituída nacionalmente e 23 anos de atuação no hospital, onde as atividades de humanização já estavam em andamento um ano antes da PNH.
“Desde 2002, temos registrado em atas administrativas as reuniões para implementação de um Setor de Humanização, que, ao longo dos anos, foi efetivando ações de Humanização dentro do complexo hospitalar do HC-UFU. Posteriormente, passamos a nos denominar Comissão de Humanização, Câmara de Humanização, Política de Humanização, Gestão de Programas Institucionais de Humanização, e, por fim, Grupo de Trabalho em Humanização. Atualmente, somos um Grupo de Trabalho em Humanização, composto por membros de vários setores do hospital, com reuniões mensais, que efetivam as ações ao longo do ano”, afirma a coordenadora do GTH, Rosângela Caratta Macedo Portella Silveira.
Durante o ano de 2025, o GTH realizou diversas atividades, como acolhimentos, orientações, oficinas, projetos, visitas técnicas, apresentações artísticas, mediação de conflitos, doações para brinquedoteca e distribuição de lanches. “Vamos finalizar com a Festa de Natal do HC-UFU, com distribuição de presentes para as crianças, presença do Papai Noel e acendimento das luzes do Natal no início de dezembro”, conta Rosângela.
Por que humanizar o ambiente hospitalar?
“A importância da humanização no contexto hospitalar refere-se diretamente ao acolhimento, à escuta qualificada, à valorização do ser humano – paciente, familiares, trabalhadores da saúde e demais usuários –, reduzindo, assim, conflitos entre esses atores, e minimizando o sofrimento e a hostilidade do ambiente hospitalar. A humanização gira em torno de quem cuida e de quem é cuidado, lembrando que estamos sempre cuidando do amor de alguém", pontuou Rosângela.
“À medida que o GTH incentiva as ações de Humanização – seja através da melhoria dos espaços físicos (ambiência hospitalar), do respeito às questões culturais de cada indivíduo envolvido, ou do incentivo a ações que promovam a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores –, torna-se possível perceber que o olhar mais atento e cuidadoso às comunidades que frequentam o hospital aprimora as relações humanas”, finaliza Rosângela.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh