Notícias
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional
Fisioterapia e Terapia Ocupacional ajudam a diminuir tempo de internação dos pacientes no HC-UFU
Neste 13 de outubro, celebramos o dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A data, comemorada desde 2015, foi escolhida em alusão ao decreto-lei (publicado em 13 de outubro de 1969) que regulamenta a atividade dos terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas no Brasil.
No Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), profissionais das duas áreas atuam ativamente no processo de recuperação dos pacientes. Como destaca Lilian Macedo, chefe da Unidade de Reabilitação, os atendimentos de fisioterapia e de terapia ocupacional são realizados em diferentes setores do hospital, tais como nas unidades de internação e UTIs, na linha de Acidente Vascular Cerebral (AVC) nos ambulatórios de oncologia, pós-covid, de cirurgia bariátrica, de pneumologia, dentre outros.
De acordo com Lilian, a principal função dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no HC-UFU “é realizar o tratamento dos pacientes que estão em fase de recuperação, seja em razão de um trauma, cirurgia ou outra doença que tenha motivado a internação”. Entre os resultados comprovados desse tratamento – que visa explorar o potencial de movimentação do paciente e reabilitá-lo em sua autonomia, capacidade física e funcional – estão: a melhora na qualidade de vida, a diminuição do tempo de internação e das chances de infecção hospitalar, destacou a chefe da Unidade de Reabilitação. Em relação à diminuição do tempo de internação, há mais um benefício: “a gente melhora a agilidade dos atendimentos e das altas” e, por consequência, “diminuímos o tempo das filas de espera do SUS”, finalizou Lilian.