Notícias
DIA DA GESTANTE
Cuidado humanizado e projetos de acolhimento do HC-UFU são referência para gestantes
Foto: Freepik
No Dia da Gestante, celebrado dia 15 de agosto, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC‑UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado às futuras mães e famílias, destacando a importância do pré-natal de qualidade, os atendimentos especializados em gestações de risco e projetos de acolhimento familiar.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a todas as gestantes o acesso ao pré-natal especializado e o direito a um acompanhante durante todo o trabalho de parto. No HC-UFU, além da assistência clínica, as gestantes têm atendimento multidisciplinar, assegurando acompanhamento com diferentes especialistas, promovendo segurança materno‑fetal e bem-estar integral.
Diferenciais que transformam a gestação
A instituição oferece serviços e promove ações contínuas voltadas às mulheres durante o pré-natal. “Temos projetos em que são realizados encontros periódicos com as gestantes, sempre no mesmo dia das consultas de pré-natal, com o objetivo de oferecer orientações sobre o período gestacional, o momento do parto e os cuidados no pós-parto. Nesses encontros, uma equipe multidisciplinar acolhe dúvidas, compartilha informações e ensina práticas essenciais para os primeiros cuidados com o recém-nascido, como o banho, a higiene do coto umbilical, o calendário de vacinas, entre outros temas fundamentais”, conta a chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HC-UFU, Jaqueline de Moraes Ananias Andrade.
A profissional explica que a amamentação também recebe atenção especial, com explicações sobre sua importância, técnicas de posicionamento, benefícios para mãe e bebê, além de orientações práticas para lidar com os principais desafios do processo, além da entrega de cartilha com diversas informações que podem ajudar.
Outro diferencial é a visita agendada ao hospital das pacientes que já realizam o pré-natal na unidade por terem gestações de alto risco, com o intuito de promover mais conforto e de apresentar toda a estrutura da linha de cuidado materno-infantil.
“Durante a visita, as futuras mães conhecem os espaços por onde passarão no momento da internação para o parto, o que ajuda a reduzir a ansiedade e proporciona mais segurança tanto para a gestante quanto para seu acompanhante”, destaca Jaqueline. Para ter acesso a esses serviços, a paciente deve ser encaminhada via Unidade Básica de Saúde (UBS).
Gestante: conheça e procure seus direitos
A Constituição Federal Brasileira assegura às gestantes direitos trabalhistas e sociais, como a licença maternidade e a proibição da dispensa da empregada desde a confirmação da gravidez até os cinco meses após o parto.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a gestante tem direito à vinculação com uma maternidade de referência e a ter um acompanhante de sua escolha durante o pré-natal e o parto (também instituído pela Lei nº 11.108/2005). Ainda segundo o ECA, é dever dos serviços de saúde: realizar o pré-natal, dar assistência psicológica e incentivar o aleitamento materno.
A Lei nº 10.048/2000 dá direito ao atendimento prioritário às gestantes e à reserva de assentos em transportes públicos.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário, a transferência de função, caso necessário, e a dispensa do horário de trabalho para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e exames complementares durante a gestação. A licença-maternidade também é concedida nos casos de adoção.
No caso de ser uma empresa cidadã, como a Ebserh, a Lei nº 11.770 garante a prorrogação da licença-maternidade por mais 60 dias além do período estabelecido pela CLT, e o pagamento do salário integral à empregada.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Paola Caracciolo e Maria Carolina Frigo Maschio
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh